08/06/2022 - 11:43 | última atualização em 08/06/2022 - 12:08

COMPARTILHE

Veja posse das comissões de Direito Desportivo e de Eventos Esportivos

Diretores e membros da Ordem evidenciaram atuação da advocacia no mundo dos esportes

Biah Santiago

As comissões de Direito Desportivo e Eventos Esportivos da OABRJ tomaram posse na noite de terça-feira, dia 7, na sede da Seccional. Na cerimônia, os grupos explicaram a finalidade de cada comissão e adiantaram que trabalharão juntos para promover a interação da advocacia com a área esportiva.

Na abertura do evento, o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, reforçou a importância de existirem comissões focadas no bem-estar e no desenvolvimento de atividades esportivas para a categoria.

"Tenho certeza de que teremos ganhos significativos com a posse dessas comissões, que têm trabalhos bem sucedidos para agregar e confraternizar na continuidade do estímulo à saúde da advocacia”.


Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OABRJ e primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Renata Mansur, apresentou as metas do grupo e comentou  detalhes da lei que revoga a obrigatoriedade do Código Brasileiro de Direito Esportivo e da Justiça Desportiva, e pela qual cada entidade passa a ter a formação que desejar.


“Temos como meta trazer mais mulheres para o mundo do esporte, para transformar um meio predominantemente masculino em um ambiente eclético”, cita Mansur. “A comissão tem duas bandeiras importantes a serem seguidas, que são a reforma da lei totalmente exclusiva e o combate ao racismo e a LGBTQUIA+fobia que, infelizmente, ainda são temas excluídos dos debates nas modalidades esportivas”.

Dário Corrêa Filho, presidente da Comissão de Eventos Esportivos da OABRJ, expôs os objetivos da comissão: criar tabela de honorários para o Direito Desportivo e palestras focadas na atuação de advogados, utilizando o esporte como tratamento contra a depressão.

“A comissão é fruto de muito trabalho e parceria. E esperamos que em um momento mais oportuno possamos realizar eventos como a Copa das Subseções, evento tradicional desta comissão e da OABRJ. O esporte está na veia dos brasileiros, e nos colocamos à disposição para tratar de assuntos de interesse da advocacia e da população, como a saúde, além de realizar eventos em que o esporte seja sinônimo de união”, destaca Dário.


Marisa Gaudio, em sua primeira fala - em plenário - como presidente da Caarj, ressaltou a dimensão de ter mais cargos de poder femininos e como o esporte é importante, também, para as mulheres.

“Como mulher, nós sempre encontramos barreiras por gostar de futebol, boxe e demais esportes. Sendo filha do ex-presidente do América Futebol Clube, vivi muitas experiências. É essencial ter um olhar dedicado ao esporte e a Caixa cumprirá este papel”, disse.

Completaram a mesa, o corregedor-geral da OABRJ, Paulo Victor Lima, o vice-presidente da Comissão de Eventos Esportivos, Wagner Botelho, o tesoureiro da OABRJ, Marcello Oliveira,  e o tesoureiro da Caarj, Fred Mendes, que é representante do Rio de Janeiro na Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados na parte esportiva (Concad Esportes).

Abrir WhatsApp