06/06/2023 - 15:16 | última atualização em 16/06/2023 - 12:58

Veja como acessar as edições da Revista Eletrônica OABRJ

Portal também permite que você veja o acervo de publicações

Yan Ney

Sabe acessar as edições da Revista Eletrônica OABRJ pelo site da Seccional? Então preste atenção nesse passo a passo. Na parte superior da página há um menu, cuja a penúltima aba é “Publicações”. Clicando ali, vai aparecer uma série de opções, e, entre elas, “Revista Eletrônica OABRJ”. É só clicar e pronto. Viu como é simples? Nesse acervo estão todas as edições lançadas, as versões temáticas, os editais para as próximas publicações, a equipe que as produz, dentre outras coisas.

A Revista Eletrônica OABRJ, produzida e organizada pelo Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional, existe desde os anos 1980 e trata dos mais variados temas, sempre destacando conteúdos de interesse da advocacia. São artigos sobre processos, Direito Civil, do Trabalho, temáticas que passam pela sociologia e abordam a história da Ordem. Uma iniciativa feita, também, em parceria com diversas subseções e comissões, dentre elas a de Mentoria Jurídica, cuja edição apresentou trabalhos realizados por mentores e mentorados.

Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa, Aderson Bussinger destaca a importância destas publicações para a advocacia, que se beneficia com a divulgação de artigos interdisciplinares.

“O advogado tem acesso a uma diversidade de temas e artigos. Basta olhar o índice de revistas produzidas até aqui para ver que há uma qualidade impressionante. Além disso, há um caráter interdisciplinar. É uma iniciativa que trata de assuntos não só do Direito, como também sociais e históricos”, contou.

Aderson também anunciou o lançamento de uma edição em parceria com o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), que resultou na produção de uma revista para difundir fatos da independência do Brasil. O projeto foi iniciado no último ano, quando se completou o bicentenário da comemoração, colhendo uma série de artigos e reflexões sobre essa temática.

Além dessa, outras edições da revista serão lançadas em breve, como a Edição Especial com a Comissão de Direito dos Desastres e Defesa Civil da OABRJ, no próximo dia 21 de junho; e as versões em parceria com as comissões de Diversidade Sexual e Gênero, OAB Mulher, e de Mediação, essas ainda sem prazo de lançamento.