31/08/2011 - 14:47

Van transportará colegas de São João e da Pavuna

redação das Tribuninhas

Inaugurado nesta terça-feira, dia 30, o transporte gratuito para advogados da OAB/São de João de Meriti promete mudar a vida dos colegas do município e também de localidades próximas, como Pavuna e Vilar dos Teles, onde a sede da 19ª Subseção e as unidades das justiças Estadual, do Trabalho e Federal de São João de Meriti estão instaladas.

Diferentemente de veículos da OAB que já circulam em outras comarcas do estado, a van de São João de Meriti não vai se limitar a fazer o percurso entre a subseção e os fóruns. Viajando diariamente, das 9h às 18h, o carro terá outro ponto de parada: a estação de metrô da Pavuna.

Segundo a presidente da OAB/São João de Meriti, Júlia Vera dos Santos, a ideia surgiu porque muitos advogados que militam na região residem na Pavuna e têm dificuldade para chegar a Vilar dos Teles. “Estamos festejando hoje uma vitória dos advogados, principalmente daqueles que não têm carro e ficavam dependendo de outros meios de transporte para ir ao TRT, por exemplo, que é mais distante, ou até mesmo para retornarem para suas casas, na Pavuna”, explicou ela.

Para tornar o projeto uma realidade, a 19ª Subseção buscou o apoio da OAB/Pavuna. “Promovemos uma união que deu certo. Todos aqui sabem das dificuldades geradas por essas idas e vindas a Vilar dos Teles. Com essa van, os advogados da Pavuna serão amplamente beneficiados”, declarou o presidente da 60ª Subseção, Antonio Carlos Rocha Faria.

Presidente agradeceu reforma na 19ª subseção

Júlia aproveitou a cerimônia para agradecer à Seccional pelas mudanças realizadas pelo projeto OAB Século 21: “Antes, quando chovia, as salas ficavam alagadas. Tínhamos problemas nas instalações elétricas, além de faltarem equipamentos para atender os colegas. Quando recebemos a nova sede, sabíamos que seria apenas o início de uma grande mudança”.

De acordo com o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj), Felipe Santa Cruz, o projeto OAB Século 21 faz parte de um conjunto de ações “que resgatam a auto-estima e a organização da Ordem”. “A advocacia precisa voltar a ser sinônimo de força para a sociedade. Por isso estamos lutando para formar uma categoria capaz tecnicamente, hábil tecnologicamente e que disponha dos serviços que necessita”, afirmou.

Para ele, além da formação dos colegas, é preciso também que grandes nomes da profissão sirvam de modelo. “Não se constrói uma advocacia forte só com tecnologia. Nós precisamos valorizar os exemplos”, disse Felipe, ao entregar a Medalha Sobral Pinto – dedicada aos advogados com mais de 50 anos de militância – para Newton Sylvio Goulart. “É um prazer enorme entregá-lo essa homenagem. Escolhemos Sobral Pinto para nomeá-la, pois ele demonstra todos os valores que consideramos importantes para a advocacia”, completou Felipe.

Felipe Santa Cruz entrega a medalha ao advogado Newton Sylvio Goulart