01/11/2022 - 15:24 | última atualização em 01/11/2022 - 15:43

COMPARTILHE

Valorização da advocacia criminal é pauta de evento na sede da Seccional

Encontro procurou tratar das diferentes frentes dessa especialização do Direito e a necessidade do seu reconhecimento

Paula Freitas


O Plenário Evandro Lins foi palco do evento 'Valorizando a advocacia criminal' nesta segunda-feira, dia 31. Organizado pela Diretoria de Valorização da Advocacia da OABRJ, o encontro tratou de temas como o reconhecimento dessa área do Direito na investigação, no sistema penitenciário e no processo penal.

O vice-diretor do grupo, James Walker Júnior, foi responsável pela abertura do debate e ressaltou, ao longo da sua participação, a influência da entidade na proteção e na perpetuação do Estado democrático de Direito.

“A Ordem dos Advogados do Brasil tem sido uma defensora, historicamente, do Estado democrático e tem sido a primeira instituição a ser reclamada pela sociedade brasileira para a defesa dos direitos e garantias fundamentais”, relembrou Walker. 


A mesa também contou com a presença da vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; do procurador-geral e coordenador-geral das Comissões Especiais da Seccional, Fábio Nogueira; do diretor de Valorização da Advocacia, Paulo Grossi; do advogado criminalista e presidente da Comissão de Investigação Defensiva, Carlos Luchione; do advogado criminalista e professor de Processo Penal, Rodrigo Bello, e da advogada criminalista e mestre em Criminologia, Márcia Dinis.

Para a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, o trabalho empenhado por esses colegas é de extrema relevância para toda advocacia.

“Se tem uma área do Direito que nós temos um orgulho extraordinário, é a criminal. Se nós, da advocacia, somos a primeira trincheira contra a arbitrariedade, quem está na primeira fileira são os criminalistas”, afirmou Basilio.

Além disso, Fábio Nogueira retratou a necessidade da atenção para atos que procuram criminalizar o exercício do Direito e a importância da união entre os advogados. O procurador-geral ponderou, ainda, que “a advocacia criminal, sobretudo na história recente do país, foi fundamental para que nós pudéssemos ter, hoje, uma nova primavera”.

Assista a íntegra do encontro no canal da OABRJ no YouTube.

Abrir WhatsApp