06/09/2017 - 10:49 | última atualização em 06/09/2017 - 11:18

Em Valença, colegas lotam fórum para receber a caravana

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
Encerrando o primeiro dia de visitas aos municípios do Sul Fluminense, a Caravana de Prerrogativas da Seccional foi recebida por cerca de 50 advogados no Fórum Regional de Valença, no início da noite desta terça-feira, dia 5. O tom do encontro foi dado pelo presidente da subseção local, Fábio dos Anjos. "É de suma importância que os colegas aproveitem iniciativas como esta, além do curso de prerrogativas, que acontecerá na cidade este mês, para se aproximarem, tirarem dúvidas e debaterem o exercício profissional", considerou.

Como vem ocorrendo nos locais por onde passa a comitiva da Ordem, o tesoureiro da OAB/RJ e presidente da Comissão de Prerrogativas, Luciano Bandeira, detalhou a restruturação do grupo iniciada em 2016. Ele falou sobre a criação de uma procuradoria exclusiva para atendimentos referentes a violações de prerrogativas, explicou o funcionamento e os aprimoramentos do plantão 24 horas e fez uma demonstração do aplicativo Prerrogativas mobile, criado em parceria com o Conselho Federal, que permite denúncias no exato momento em que ocorrem além de possibilitar o acompanhamento das medidas tomadas pela comissão.

Em sua fala, Luciano deu destaque especial ao sistema estadual de defesa de prerrogativas, que caminha para permitir o atendimento de "qualquer advogado em necessidade, em qualquer ponto do estado, e a qualquer hora". Ele falou sobre o apoio dado aos grupos sobre o tema em todas as subseções. "Nosso objetivo é que as comissões de prerrogativas de todo o estado atuem em conjunto com a da Seccional. Trocando informações e integrando nosso trabalho teremos uma advocacia cada vez mais forte", afirmou, deixando claro que os advogados devem procurar ajuda sempre que necessário. "Precisamos ter noção do que acontece e só podemos atuar quando provocados, é preciso que os colegas entrem em contato conosco". Indo ao encontro do discurso de Luciano, Fábio dos Anjos reiterou que a subseção está de portas abertas e pediu uma maior participação dos advogados que atuam na comarca.

Outro ponto ressaltado durante o encontro foi a necessidade de valorização da categoria junto à sociedade. Para Luciano, é preciso fugir da maré de descrédito que assola o país, o que só seria possível com a união da classe e a criação de um sentimento de corpo. "Tivemos grande relevância em vários momentos de nossa história, atuando na defesa da democracia, sempre ao lado da sociedade. Precisamos integrar a classe, e o primeiro passo para isso é chamar as advogadas e os jovens profissionais para que participem de forma efetiva de debates e decisões", afirmou.

Concluindo a visita, os dirigentes presentes responderam a perguntas e tiraram dúvidas sobre as prerrogativas da advocacia apresentadas pelos colegas. Fizeram parte da Caravana de Prerrogativas, ainda, o presidente da Subseção de Campo Grande, Mauro Pereira, o vice-presidente da Caarj, Fred Mendes, e o procurador de prerrogativas da OAB/RJ Luan Cordeiro. A comitiva da Ordem segue nesta quarta-feira, dia 6, para Barra Mansa e Resende.