25/07/2019 - 16:14 | última atualização em 25/07/2019 - 16:23

A utilização da voz como instrumento de trabalho é tema de palestra

Eduardo Sarmento

A fonoaudióloga e coach de alta performance vocal Tatiana Medeiros foi a palestrante do primeiro evento da Comissão Especial de Apoio à Advocacia Empreendedora da Seccional, que tratou da utilização da voz como instrumento de trabalho pela advocacia. Realizado na manhã desta quinta-feira, dia 25, o encontro teve a participação do secretário-adjunto da OAB/RJ, Fabio Nogueira, que destacou a importância do domínio da palavra pelo profissional do Direito. "Alguns instrumentos são fundamentais para nossa atuação, e a voz é um deles. Fomos forjados na tradição do Direito romano-germânico, que privilegia a escrita. Atualmente, a influência do Direito anglo-saxão é cada vez maior no ordenamento jurídico brasileiro, o que dá à oralidade uma importância crescente no exercício de nossa profissão", observou.

Medeiros dividiu sua palestra em três eixos: a fisiologia vocal, a identidade vocal e os exercícios práticos. A fonoaudióloga explicou que cada pessoa tem uma característica de voz única, mas ressaltou que é possível modular este timbre de acordo com o público a ser atingido.

As questões biológicas a as alterações na voz em função da idade foram abordados pela palestrante, bem como outras condições que podem modificar os sons. "Situações de saúde, como um pólipo ou um cisto, podem tornar a voz mais rouca. Questões psicológicas e estado emocional também contam. Em geral, pessoas introvertidas falam mais 'pra dentro', enquanto pessoas extrovertidas tendem a falar mais alto. Quem é que nunca identificou um amigo triste ao telefone com apenas um alô?", indagou.

Após apresentar imagens detalhando a emissão de sons pelo sistema respiratório, Medeiros afirmou que a construção de uma marca vocal é fruto de treinamento de acordo com as especificidades de cada profissão. "A voz tem uma carga emocional muito grande, mas é possível controlá-la. Cada grupo tem uma marca vocal diferente, a advocacia, por exemplo, tem uma linguagem específica", disse.

A presidente da comissão, Ana Frazão, destacou a importância do trabalho conjunto realizado pela advocacia e afirmou que é preciso escutar as demandas a fim de produzir um conteúdo positivo para a classe. "Nos inspiramos no plano de valorização da advocacia elaborado pelo Conselho Federal. Somos confundidos com nossos clientes e muitas vezes criminalizados, precisamos arregaçar as mangas e trabalhar. Vamos escutar os advogados de todos os lugares e levar soluções", afirmou.