17/10/2016 - 10:56

União planta ações de inteligência no estado

jornal O Globo

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou que o governo federal atuará junto com as forças do Estado do Rio em um plano de segurança, semelhante ao implantado durante a Olimpíada, que vai privilegiar ações de inteligência. A vinda de tropas também será analisada. O pacote de medidas de segurança que o governo federal apresentará ao estado não contará com o modelo clássico de envio de um grande efetivo das Forças Armadas para ocupação de comunidades, como aconteceu no Complexo do Alemão em 2010 e, dois anos atrás, nas região da Maré.

O plano será adotado de forma pontual, por um período pré-determinado e com ênfase em ações de inteligência. As informações foram dadas ontem pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, que veio ao Rio para participar da XIII Conferência de Segurança Internacional, no Forte de Copacabana.

Segundo Jungmann, o plano de socorro ao Rio contará com a participação de todas as áreas de segurança do governo federal, como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), as polícias Federal e Rodoviária Federal e a Força Nacional, além do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O modelo terá semelhanças com o adotado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, mas se estenderá a outros estados e às fronteiras do país.

Ainda estamos finalizando o plano, mas posso adiantar que aquele enredo clássico de envio de tropas não deverá se repetir. O que me parece mais provável é a realização de ações pontuais, baseadas em inteligência, integradas por diversas agências afirmou o ministro.

Na segunda-feira, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, virá ao Rio para uma reunião com o governador licenciado Luiz Fernando Pezão e o governador em exercício, Francisco Dornelles. Eles deverão discutir a vinda de equipes da Força Nacional, entre outros assuntos. Jungmann disse que deseja participar do encontro:

Há (dentro do governo federal) uma preocupação pontual, mas que tem um grau de emergência e de importância, com o Rio de Janeiro. O estado se encontra no topo de nossas preocupações.

Reunião com Cármen Lúcia

O ministro da Defesa afirmou que o país vive uma crise na segurança pública e necessita de um plano emergencial, que será discutido no próximo dia 28 durante um encontro marcado pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia. De acordo com Jungmann, participarão do debate os comandantes das Forças Armadas e representantes do Ministério Público, do Gabinete de Segurança Institucional, da Abin, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Nacional de Justiça, que também é presidido por Cármen Lúcia.