19/04/2023 - 12:42 | última atualização em 20/04/2023 - 12:56

COMPARTILHE

Por uma indústria justa: comissão debate inclusão e diversidade na moda

Beatriz Pereira



A Comissão de Direito da Moda da OABRJ (CDMD) promoveu nesta terça-feira, dia 18, o evento ‘CDMD por uma moda justa’, que contou com a participação de diversos especialistas, referências na área da moda e ativistas. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Ordem no YouTube, assista quando quiser!

No início do encontro, que contou com palestras ao longo de toda manhã e tarde, a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, acompanhada da vice-presidente da comissão, Andreia de Andrade Gomes, abriu o debate destacando a efetiva atuação do grupo e da presidente da comissão, Deborah Portilho, nos assuntos e eventos referentes à moda na Seccional.

“Essa é uma das comissões da OABRJ que mais nos orgulha com a quantidade de eventos consistentes que faz, dando uma grande colaboração para a advocacia”.

Também constituíram a primeira mesa a representante do Fashion Revolution Rio e membro da CDMD, Manoela Castro; a líder do Núcleo do Rio de Janeiro do Grupo Mulheres do Brasil e embaixadora da rede Mulher Empreendedora, Inês Rocha; a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) e coordenadora do Subcomitê de Raça, Silvana da Silva; a advogada e membro da comissão, Renata Shaw; e a assessora de Advocacy no Programa de Atendimento a Resgatados de Trabalho Escravo da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, Ludmilla Paiva.

A primeira parte do evento teve como tema ‘A moda pelas mulheres’ e as palestrantes discursaram sobre a invisibilização e a exploração feminina na indústria da moda.

“A constituição traz essa responsabilidade social da empresa, que nada mais é do que promover uma melhoria de vida para a sociedade, com melhor condição de trabalho. Não é só fazer aquela indústria como capitalismo selvagem”, considerou Silvana da Silva. “Precisamos ter atenção em quais marcas estão atentando para essas questões e adotando medidas efetivas. Por isso, também, a importância deste evento é poder conscientizar a sociedade ”.


As exposições abordaram temas centrais à causa, entre eles a revolução da moda, políticas para o combate ao trabalho escravo, as condições das mulheres na indústria e demais questionamentos. A plateia contribuiu com perguntas sobre o papel da sociedade na mudança do olhar sobre a moda e sobre a quebra de paradigmas relacionados às grandes marcas.

A segunda parte das palestras ficou a cargo da assessora de projetos da Coordenadoria da Diversidade Sexual e de Gênero da OABRJ, Flavia Brazil; da presidente da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura, Jaqueline Gomes de Jesus; e do coordenador executivo da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro, Carlos Tufvesson. 

A vice-presidente da Comissão de Direito da Moda, Andreia de Andrade Gomes, apresentou a mesa e destacou a importância e a representatividade dos convidados, que discursaram sobre o papel da moda como agente da diversidade.

“A moda tem uma potência e é uma indústria que tem a possibilidade e a capacidade de orientar e influenciar as pessoas, o que é muito importante para o consumidor, que hoje demanda uma postura diferente das empresas.”

Ativista no tema e primeira gestora do sistema de cotas para negros e negras da Universidade de Brasília (UnB), Jaqueline de Jesus ressaltou expressão da moda como educadora da sociedade no tema de inclusão de todos os corpos, gêneros e pessoas.


“Precisamos reforçar os laços comunitários e pensar a produção da moda para além de certos nichos específicos, que é um caminho muito importante para conseguirmos fazer um diálogo com a juventude e com as pessoas de mais idade.”, destacou Jaqueline. "Precisamos pensar até que ponto o discurso verbal de certas partes da sociedade se tornam reais e práticos”, analisou.



Na ocasião, o público participou com indagações, dúvidas e relatos quanto às apresentações dos palestrantes.

Veja aqui a segunda parte do encontro.


Durante a finalização do dia de reflexões, no Salão Nobre Antonio Modesto da Silveira, o público se reuniu para o lançamento do livro ‘Um olhar diferente sobre a moda’, impresso em tinta e em braille. A mesa teve participação do diretor da Pessoa com Deficiência da OABRJ, Geraldo Nogueira; do ativista anticapacitista e influenciador Ivan Baron; da CEO da EQUAL Moda Inclusiva e coautora do livro, Silvana Louro; da professora e ex-assessora do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Maria da Glória de Souza; da presidente da Associação Nanismo Brasil (Annabra), Kenia Maria; do gerente de estilo das Lojas Reserva, Felipe Crepalde; dos designers das Camisas Vitor Prudi, Nabila Osman e Vitor Prudi; e dos coautores do livro, Daniela Auler, Walquíria Coimbra, Sheila Gies e João Leonel.

O lançamento teve grande presença do público, que contribuiu com relatos e perguntas aos palestrantes, e tratou de acessibilidade na moda, dos espaços ocupados por pessoas com deficiência e da luta anticapacitista.

Assista à transmissão de lançamento do livro ‘Um olhar diferente sobre a moda’.

Abrir WhatsApp