19/12/2023 - 19:54 | última atualização em 20/12/2023 - 15:59

Última entrega de medalhas Sobral Pinto do ano homenageou beneméritos do corpo jurídico do Flamengo

Biah Santiago

A entrega da mais significativa comenda da OABRJ, a Medalha Sobral Pinto, encerrou, nesta terça-feira, dia 19, o ano de atividades e eventos da Seccional com chave de ouro. A última solenidade da entidade foi embalada pelo hino oficial do Clube de Regatas do Flamengo e afirmou, assim como o time de futebol, a relevância dos decanos da advocacia com mais de 50 anos de atuação: “eles vibram, são como fibras e de muita libra”.

Presidente da OABRJ, Luciano Bandeira comandou a cerimônia, que contou com renomados nomes da classe e de beneméritos que já compuseram o corpo jurídico do clube rubro-negro.

“A Medalha Sobral Pinto é a mais importante comenda da Ordem e é entregue aos advogados sem uma mácula na sua história de exercício da advocacia, como é o caso dos homenageados”, ponderou Luciano.

“Me sinto honrado em homenagear três advogados com muitos serviços prestados ao Flamengo, uma paixão dividida por todos nós. Mas a advocacia militante é composta de desafios complicados, que só mesmo pessoas com tenacidade e garra conseguem superar. Prezamos muito por essa comenda porque ela representa tudo que a gente quer ver na advocacia. Encerramos o ano com a sensação de dever cumprido homenageando pessoas significativas para a história da advocacia”.

Para assistir o evento na íntegra, acesse o canal da Seccional no YouTube ou veja aqui.

Ao lado de Luciano esteve a vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio; o diretor de Assuntos Jurisprudenciais da Ordem, Marcos Ferré Coutinho; o vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Carlos Eduardo Machado; e os advogados homenageados: Walter Oaquim; Michel Assef e Mario Alberto Pucheu.

Uma das personalidades do Flamengo, Walter Oaquim narrou sobre sua trajetória até alcançar a marca de 50 anos de profissão e sua caminhada como vice-presidente jurídico do clube nos anos 2000.

“Projetamos muitas coisas em nossas vidas, e tenho uma trilogia na minha vida: o Flamengo, as lutas estudantis e a advocacia”, declarou o advogado.

“Tenho uma história marcante com o clube e, para além disso, fui presidente da FIA e do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, em que pude exercer o meu lado social, lutar pelos direitos da sociedade e auxiliar na construção de uma nação. E a Ordem representa tudo isso, pois é a casa da cidadania”.

Com mais de 40 anos de serviços prestados ao Flamengo, onde atuou como presidente do Conselho de Grandes Beneméritos da agremiação, Michel Assef destacou como o clube pavimentou sua jornada profissional.

“Me sinto honrado e emocionado em receber esta Medalha Sobral Pinto da maior entidade da sociedade civil, pois nos momentos mais difíceis, a Ordem esteve presente na vanguarda e representando não só a advocacia, como também toda sociedade brasileira”, expressou Assef.

Outra figura importante para a memória flamenguista, Pucheu - que integra o corpo jurídico e de conselheiros de comissões de inquérito do time - também exprimiu como o clube moveu grande parte de sua carreira na advocacia.

“Estou extremamente honrado com este convite para carregar uma medalha com o nome de Sobral Pinto, que foi meu professor na PUC em 1995. Esta é uma das grandes razões de me sentir engrandecido pela OABRJ, que é símbolo da defesa do advogado e que encontra nas gestões o amparo necessário para a atividade profissional”, disse o benemérito.