20/06/2008 - 16:06

COMPARTILHE

TV Brasil cancela "Direito em debate" e é criticada pela OAB/RJ

TV Brasil cancela "Direito em debate" e é criticada pela OAB/RJ

 

 

Do jornal O Globo

 

20/06/2008 - O programa "Direito em debate", produzido há dez anos pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro, para a TVE, foi retirado do ar pela TV Brasil no último dia 5. A presidente da emissora, Tereza Cruvinel, disse que a exibição do programa feria a legislação que criou a TV pública e veta o aluguel de horário.

 

Mas o presidente da OABRJ, Wadih Damous, atribuiu a decisão a razões políticas, relacionadas à censura.

 

Em nota divulgada ontem, Wadih diz que, apesar de a TV Brasil ter marcado e desmarcado três reuniões agendadas com a OAB/RJ para apresentar explicações sobre o fim do programa, sabe "por fontes seguras - ainda que extra-oficiais - que ele foi extinto por ser transmitido ao vivo, e a TV Brasil não escolher, ela própria, os debatedores".

 

A OAB teve problemas com a TV Brasil quando foram debatidas a liberdade de imprensa e os processos abertos por fiéis da Igreja Universal contra jornalistas e veículos de comunicação.

 

Na ocasião, o senador Marcelo Crivella foi convidado, mas não compareceu, nem indicou substituto, como lhe foi pedido - o que foi informado aos telespectadores.

 

No dia seguinte, a OAB teria sido cobrada sobre a menção ao nome do senador.

 

O outro problema foi quando a TV Brasil solicitou que o tema trabalho escravo, previsto para a semana de 13 de Maio, fosse retirado de pauta.

 

"Registramos o temor de que uma boa idéia esteja sendo comprometida por uma visão mesquinha e antidemocrática", afirma Wadih.

 

Direção afirma que TV terá novo programa sobre Justiça

 

Tereza disse que, embora "Direito em debate" tenha saído da grade, a TV Brasil pretende manter um programa voltado para as questões ligadas ao Poder Judiciário, principalmente sobre o acesso da sociedade à Justiça: "O fim do programa foi comunicado previamente ao senhor Marcus Vinícius, da OAB. Explicamos que sua exibição contrariava a lei que criou a TV pública, uma vez que a OAB alugava o horário por R$ 5,5 mil mensais. Queremos um programa sobre o Judiciário, mas que seja amplo e não apenas de uma entidade".

 

 

Abrir WhatsApp