15/02/2011 - 16:06

COMPARTILHE

TRT abre inscrições para concurso com 63 vagas

TRT abre inscrições para concurso com 63 vagas


Do Jornal do Commercio

15/02/2011 - Começam hoje as inscrições para o novo concurso público do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região (Rio de Janeiro). A seleção oferece inicialmente 63 vagas distribuídas entre os cargos de analista Judiciário, em oito especialidades, e técnico Judiciário, na especialidade Segurança. As provas serão realizadas no dia 17 de abril, em dois turnos Haverá prova discursiva (redação) para os candidatos a analista judiciário e prova prática de capacidade física para aqueles que concorrerem ao cargo de técnico judiciário. As inscrições poderão ser feitas até 15 de março, exclusivamente pelo endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas, organizadora do concurso. As taxas são de R$ 110 para o cargo de analista judiciário e R$ 70 para o cargo de técnico judiciário.

As 41 vagas de analista judiciário exigem nível superior em Arquivologia, Estatística, Medicina (incluindo Cardiologia e do Trabalho), Psicologia, Serviço Social ou Tecnologia da Informação.

Já para concorrer a uma das 22 vagas de técnico judiciário é preciso ter o ensino médio e carteira de habilitação nas categorias D ou E.

Segundo a Coordenadoria de Segurança e Vigilância (Coseg) do TRT-RJ, a atuação dos agentes de segurança em tribunais é voltada para um público interno, o que requer especialização e constante atualização desses servidores e os distingue de quem exerce atividades em órgãos de segurança pública.


Atuação ampla

O técnico judiciário especializado em segurança tem uma atuação ampla. Sua função abrange a segurança institucional de modo geral, englobando as atividades de proteção a magistrados e demais autoridades, servidores e jurisdicionados que transitam pelo tribunal. Fazer escoltas, encaminhar partes ou testemunhas às polícias judiciárias e acautelar armas de fogo são atividades que também fazem parte do dia-a-dia do profissional.

Os agentes de segurança judiciária, como são denominados para fins de identificação funcional, poderão ainda ser designados para vistoriar e conduzir veículos, daí a exigência de que o candidato possua carteira de habilitação nas categorias D ou E. Eles são necessários tanto nos fóruns e varas do trabalho quanto nos setores administrativos. Assim, os futuros servidores poderão ser lotados em unidades do interior, já que o concurso abrange todo o estado do Rio de Janeiro.

O aperfeiçoamento constante é uma necessidade do cargo. Ao ingressarem no TRT-RJ, além do programa de ambientação funcional, os novos servidores serão submetidos a treinamento específico ministrado pela Coseg, que inclui o conhecimento das rotinas de trabalho, técnicas operacionais e de defesa pessoal e noções de inteligência em segurança pública.

Abrir WhatsApp