24/05/2016 - 10:41

COMPARTILHE

Triplica o número de processos de pessoas que saem do emprego

site G1

No ano passado, quase metade das rescisões foi parar na Justiça. Porém, para cortar despesas, o horário de atendimento em tribunais foi reduzido.

Enquanto triplicou o número de processos trabalhistas, o Tribunal Superior do Trabalho decidiu reduzir o horário de atendimento para economizar despesas. O horário de atendimento ao público foi reduzido em 21 dos 24 tribunais regionais do trabalho do Brasil. É para cortar despesa, já que o orçamento da Justiça do trabalho teve redução de 29,4% para este ano.
 
"A casa que já vinha trabalhando com déficit de servidores, com sobrecarga de trabalho para os juizes, terá agora que enfrentar uma situação que é muito mais crítica", afirma Ricardo Mohallem, vice-presidente do TRT/MG.
 
A preocupação é com o acúmulo de processos no futuro. O aumento das demissões no país tem consequencia direta no número de atendimentos dos tribunais. Se já era difícil manter a celeridade dos processos, a tendência é ficar pior.
 
No ano passado, quase metade das recisões trabalhistas foi parar na Justiça. Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, foram quase 300 mil novos processos, três vezes mais do que média registrada nos últimos anos.
 
"Nós estamos em um momento de recessão econômica, em que nós temos um crescente de demandas trabalhistas, e por outro lado uma redução dos serviços, dos prazos de atendimento da Justiça do trabalho. Isso com certeza vai levar a uma maior demora, a jogar pautas mais para frente, mais dificuldade na prestação jurisdicional, sentenças vão demorar mais, resumindo é isso", alerta Carlos Schirmer, assessor jurídico da OAB/MG.
Abrir WhatsApp