01/04/2013 - 18:18 | última atualização em 02/04/2013 - 09:42

Tribuna Livre: colegas elogiam protocolo digital da Justiça Federal

redação da Tribuna do Advogado

A celeridade no atendimento e na digitalização dos processos e a estrutura oferecida pelo Tribunal Regional Federal (TRF-2) foram destacadas pelos colegas que participaram da Tribuna Livre do mês de abril. A forma cautelosa como a Justiça Federal vem implantando o processo eletrônico também foi elogiada pelos advogados que militam no local. A reportagem da Tribuna do Advogado ouviu ressalvas em relação ao site e às demais esferas da Justiça.

Para o advogado Miguel Teixeira, de 72 anos, a transição vem sendo feita de forma correta e as opções dadas aos advogados facilitam a adaptação. "Aqui na Justiça Federal funciona de verdade. Mesmo entregando a petição física, eles digitalizam, te devolvem na mesma hora e o processo corre normalmente, facilidade que não temos na Justiça estadual", explicou.
A estagiária Priscilla Goulart elogiou o atendimento prestado no TRF-2. Sobraram críticas, no entanto, para os serviços virtuais. "Os funcionários são excepcionais. Informam quando as coisas estão erradas, tentam ajudar sempre. Já o site dá erro o tempo todo: o arquivo não carrega, temos que instalar vários programas porque não comportam mais de 5 folhas, entre outros problemas. É mil vezes melhor vir aqui", ressaltou.

Aos 22 anos, a estagiária Luylla Coelho considera inevitável a comparação entre os tribunais. A estrutura da Justiça Federal, considerada apenas razoável por ela, se destaca a partir daí. "Sei que o processo eletrônico na Justiça do Trabalho tem problemas bem maiores. Por esse lado, a Justiça Federal está bem avançada em relação às demais, mas poderia ser investido mais. Ainda temos aqui falhas humanas e tecnológicas", disse.

Os depoimentos dos demais colegas ouvidos pela Tribuna estarão na edição de abril do jornal.