17/12/2010 - 16:06

TRE-RJ entrega diplomas aos candidatos eleitos

Do Jornal do Commercio

17/12/2010 - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) diplomou os políticos eleitos em 2010, em cerimônia realizada nesta quinta-feira, no Theatro Municipal, no Centro da cidade. Foram agraciados o governador Sérgio Cabral e o vice-governador Luiz Fernando Pezão, 70 deputados estaduais, 46 deputados federais, dois senadores e quatro suplentes. Com isso, foi concluída a última etapa do processo eleitoral.

No discurso de abertura, o presidente do TRE-RJ agradeceu a colaboração dos órgãos públicos que auxiliaram a organização do pleito deste ano, e fez uma referência especial à ação da Segurança Pública do Rio de Janeiro, na pacificação das comunidades cariocas.

"Não teria sido possível a realização de eleições tão serenas sem esse auxílio, principalmente nas áreas pacificadas, onde a Justiça Eleitoral tinha dificuldades de atuar na fiscalização das eleições", disse o presidente do TRE-RJ, o desembargador Nametala Jorge, que defendeu a legitimidade do processo eleitoral conduzido pelo Tribunal.

"Foi mais uma vitória cívica do povo brasileiro, que elegeu seus representantes a partir da livre manifestação da sua consciência e em clima de tranquilidade", afirmou o desembargador.

O primeiro candidato eleito a ser diplomado foi o governador Cabral, seguido do vice, Luiz Fernando de Souza, o Pezão.

Os senadores Lindberg Farias, Marcelo Crivella e os quatro suplentes foram diplomados em seguida. Na sequência, os deputados estaduais e federais receberam seus diplomas.

"Continuaremos a fazer o que fizemos em nosso primeiro governo. Porém, agora com mais tranquilidade para poder enfrentar o problema da segurança tendo um caminho que nós já vimos que dá certo", disse o vice-governador Pezão.

Estiveram presentes à solenidade de diplomação a primeira-dama Adriana Ancelmo; o subsecretário de Comunicação do Governo do Rio, Ricardo Cota; o secretário da Casa Civil, Arthur Bastos; o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa; o presidente do Detran, Fernando Avelino; o senador Regis Fichtner, entre outras autoridades.