07/10/2008 - 16:06

TRE decide hoje sobre forças

Do jornal O Globo

07/10/2008 - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decide hoje se vai solicitar a permanência das tropas federais no Rio, no segundo turno. Se a proposta for aprovada, segundo o presidente do Tribunal, desembargador Alberto Motta Moraes, os militares atuarão apenas na votação, dia 26. O TRE não deverá repetir o esquema de ocupação de comunidades antes da eleição.

Além do Rio, as tropas deverão atuar também em Petrópolis. As duas cidades são as únicas do estado onde haverá segundo turno. Caso a votação ocorra também em Campos, os militares também voltarão às ruas da cidade.

A tendência é de que a permanência das tropas seja aprovada. A tese tem o 560 apoio do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto. Ele avaliou ontem como necessária a manutenção das forças federais no Rio para o segundo turno. Ayres Britto disse porém, que a decisão caberá ao TRE-RJ.