04/10/2012 - 09:34

Tolerância zero contra boca de urna no Rio

Jornal do Commercio

As eleições municipais deste ano serão marcadas pela tolerância zero contra a boca de urna, anunciou ontem o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Luiz Zveiter, que divulgou medidas severas para coibir este tipo de irregularidades durante reunião com chefes de cartórios e juízes das 249 zonas eleitorais fluminenses. Entre as decisões estabelecidas estão a detenção imediata de pessoas presas por veiculação de propaganda política até o final do pleito, quando já sairiam com audiência preliminar marcada.

"A boca de urna será o maior ilícito provocado e combatido nas eleições deste ano, mesmo sendo feita a 20 quilômetros ou mais de distância de zonas eleitorais", disse Zveiter

Inovação deste ano,as pessoas detidas por veiculação de propaganda política serão encaminhadas a "locais de abrigamento", montados pe10 TRE-RJ, que funcionarão como uma espécie de prisão. De lá, serão levadas à delegacias, onde serão autuados por prisão em flagrante. Depois de lavrar o termo, já sairão com audiência preliminar marcada, sendo reencaminhados para reclusão enquanto aguardam o final do pleito, às 17h.

Os locais escolhidos pelo TRE-RJ como locais de abrigamento foram o Maracanãzinho, o Olaria Atlético Clube, o Madureira Esporte Clube, o Centro de Treinamento de Judô da Vila Militar e aVila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz. De acordo com Zveiter, em eleições anteriores, as pessoas detidas por veiculação de propaganda irregular eram liberadas pouco tempo depois e logo voltavam para a atividade irregular.

Forca militar

No dia das eleições, o contigente previsto até agora no estado de militares e agentes das forças de segurança é de 50 mil militares, mas o número pode aumentar, de acordo com Zveiter. O efetivo inclui 30 mil policiais militares, 2 mil bombeiros, 500 policiais federais, 200 policiais rodoviários federais, todo o efetivo da Polícia Civil e, pelo menos, 3 mil homens do Exército e 2 mil da Marinha.

Segundo Zveiter, as Forças Armadas terão a missão de patrulhar a Zona Oeste da capital e o complexo da Maré,Zona Norte do Rio, por enquanto, já que hoje serão decididos mais detalhes do reforço. Também será reforçada a segurança nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Cabo Frio, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes e Macaé.

A atenção com a proibição de porte de celulares na hora da votação também foi destaque na reunião. Segundo a vice-presidente do TRE-RJ, desembargadora Letícia Sardas, a cada dia que passa, chegam mais denúncias ao tribunal de que, em alguns lugares, o celular será utilizado para obrigar o voto de cabresto. "Vamos garantir ao eleitor que ele não seja submetido a este tipo de infração", disse.