17/11/2022 - 16:27 | última atualização em 17/11/2022 - 22:09

COMPARTILHE

TJRJ atende ao pleito da OABRJ e convoca mais de cem novos servidores

Abaixo-assinado da Comissão de Celeridade Processual da Seccional já colheu quase nove mil assinaturas

Clara Passi

A campanha incansável da OABRJ, por meio da Comissão de Celeridade Processual, pela convocação imediata dos aprovados no concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Janeiro para os cargos de técnico judiciário e oficial de justiça avaliador (concurso válido, homologado em 31 de março de 2022) acaba de surtir mais um efeito prático: o tribunal acaba de chamar novo grupo de 59 servidores. Somados aos 50 convocados anteriormente, já são mais de cem novos funcionários para compor o corpo funcional das diversas estruturas do Judiciário estadual na capital e no interior. 

Com isso, o tribunal endereça, pelo menos em parte, o esvaziamento cartorário e a consequente queda na qualidade do atendimento nas serventias cartoriais, problemas que estruturam a morosidade processual e sacrificam a advocacia e a sociedade de forma mais ampla. A força da mobilização da advocacia - unida em torno deste tema com as associações dos aprovados à espera de convocação - vem se mostrando num abaixo-assinado online lançado no final de outubro pela Comissão de Celeridade Processual. O número de assinaturas beira nove mil, três mil dessas colhidas  em apenas 24 horas. 

A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, que preside a Comissão de Celeridade Processual da Seccional e vem encabeçando os esforços, conta que o presidente do TJ, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, garantiu que o chamamento dos oficiais de justiça ocorrerá em breve.

“Entendemos que o esforço do tribunal para atender à advocacia foi muito importante e já denota um grande avanço para o bom andamento dos processos em todo o estado. Mas continuaremos na campanha pela contratação de ainda mais servidores e oficiais de justiça”, diz Basilio.

“Essa campanha promovida pela comissão está sendo muito bem-sucedida, mostrou a união da advocacia e a importância de se apontar aos tribunais, neste caso o Tribunal de Justiça do Rio, a nossa contribuição em prol de atender à população e de obter  celeridade processual”.

Abrir WhatsApp