18/05/2010 - 16:06

COMPARTILHE

TJ-RJ promove exposição prisional

TJ-RJ promove exposição prisional

 

 

Do Jornal do Commercio

 

18/05/2010 - O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) abre hoje a 1ª Exposição da Arte Prisional, sob a coordenação do juiz Carlos Augusto Borges, titular da Vara de Execuções Penais do TJ-RJ.

 

Segundo Borges, a idéia é divulgar a criação artística da comunidade carcerária, que ficava restrita aos próprios internos.

 

"Verificamos que vários apenados exerciam uma atividade que não era difundida. Nosso objetivo também é despertar os presos para o efeito transformador da pena. A arte muda comportamentos", ressalta Borges.

 

Serão apresentados 80 quadros e várias peças artesanais produzidas por 35 detentos de todo o estado, entre eles Luiz Cláudio Santana, artista experiente, com uma série de trabalhos apresentados, inclusive na Alemanha.

 

As obras ficarão expostas no foyer do TJ-RJ, das 12h às 18h de hoje, e das 11h às 18h de amanhã e quinta-feira.

 

De acordo com Borges, a iniciativa está no espírito do projeto Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que promove a ressocialização dos presos e tem todo o apoio do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

 

"Queremos fazer com que esse sentimento de arte flua cada vez mais. Essa exposição é a primeira de muitas. Vamos divulgar a arte prisional e mostrar que no interior dos nossos cárceres existem excelentes artistas", destacou Borges.

Abrir WhatsApp