25/04/2011 - 16:06

COMPARTILHE

TJ-RJ dará curso para líderes comunitários e PMs da UPP

TJ-RJ dará curso para líderes comunitários e PMs da UPP


Do Jornal do Commercio

25/04/2011 - O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) dará início nesta segunda-feira, dia 25, às 18 horas, ao curso Justiça e Cidadania, destinado a lideranças comunitárias, no Fórum Regional da Barra da Tijuca, na Avenida Luiz Carlos Prestes, s/nº, na Zona Oeste do Rio. O curso, que faz parte do programa Justiça Cidadã, do Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais (Deape) do TJ-RJ, e acontece anualmente no Fórum Central da capital, vai capacitar desta vez 25 líderes comunitários da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e 15 policiais militares lotados na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) daquela localidade.

A abertura do curso terá a presença do corregedor-geral da Justiça fluminense, desembargador Antonio Azevedo Pinto, da coordenadora dos Projetos Especiais do TJ-RJ, desembargadora Cristina Gáulia, de promotores e demais magistrados do Judiciário estadual, que ministrarão aulas como voluntários.

Os alunos vão receber noções de Direito Constitucional, de Família, de Organização Judiciária, além de informações sobre o funcionamento do Ministério Público e da Defensoria Pública do estado. O curso terá cerca de 40 horas de aulas, às terças e quintas-feiras, das 16h às 19 horas. O objetivo do projeto é que eles sejam multiplicadores daquilo que aprenderem nas comunidades onde atuam.

Com a capacitação, o TJ-RJ também pretende trazer as pessoas para dentro do Fórum, para que elas conheçam o Judiciário.

O curso Justiça e Cidadania teve início em 2004 e desde então capacitou 424 pessoas em 14 turmas. Também já realizou 25 palestras de atualização e reciclagem para aqueles que já participaram do projeto.

O TJ-RJ funcionará 24 horas na capital em regime de plantão para atender a pedidos de caráter urgente (habeas corpus, prisão preventiva, busca e apreensão, medida para ingresso em local onde exista alguém em risco, entre outros) nestas quinta e sexta-feiras, durante os feriados de Tiradentes e da Páscoa.

O plantão judiciário da capital funciona no Fórum Central, com entrada pela Rua Dom Manuel nº 29, na Praça Quinze.

Abrir WhatsApp