14/02/2008 - 16:06

COMPARTILHE

TJ do Rio dá posse hoje a nove desembargadores

TJ do Rio dá posse hoje a nove desembargadores

 

 

Do jornal O Fluminense

 

14/02/2008 - A Justiça do Estado do Rio vai ganhar dez novos desembargadores, e nove deles tomam posse hoje, às 17h, na sede do Tribunal de Justiça do Estado (TJ). O presidente do tribunal, desembargador Murta Ribeiro, oficializará o ato.

 

Na segunda-feira, oito juízes foram escolhidos pelo Órgão Especial do TJ. O procurador de Justiça José Carlos Muiños Piñeiro Filho foi indicado através de uma lista tríplice enviada ao tribunal e nomeado pelo governador Sérgio Cabral Filho. A última vaga será preenchida por um dos seis nomes que serão indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

Por merecimento, foram eleitos os juízes Ricardo Couto de Castro, com 23 votos; Guaraci de Campos Vianna, com 21; Elton Martinez Carvalho Leme, com 19; e Custódio de Barros Tostes, com 17. Por antigüidade, foram eleitos os juízes Lúcia Maria Miguel da Silva Lima; Denise Bruyere Rolins Lourenço dos Santos; Ronaldo Álvaro Lopes Martins, todos por unanimidade; e Sérgio Jerônimo Abreu da Silveira, com 19 votos.

 

Pelo Ministério Público, José Carlos Muiños Piñeiro Pilho obteve 25 votos e foi indicado juntamente com Carlos Roberto de Castos Jatahy, com 23; e Renata Machado Cotta Buhatem, com 16.

 

Muiños tem 25 anos de MP e atuou como promotor em casos de repercussão nacional, como as chacinas de Vigário Geral e da Candelária e o assassinato da atriz Daniela Perez, conseguindo a condenação de todos os acusados. Também foi procurador geral do Estado entre 1999 e 2003 e é professor da Universidade Estácio de Sá e da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

 

Com a posse dos novos magistrados, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio passará a contar com 180 desembargadores.

Abrir WhatsApp