16/06/2011 - 16:06

COMPARTILHE

TJ leva Justiça Itinerante para a Cidade de Deus

TJ leva Justiça Itinerante para a Cidade de Deus


Do site do Jornal Commercio

16/06/2011 - O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, inaugurou nesta quarta-feira, dia 16, o projeto Justiça Itinerante da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A solenidade contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do corregedorgeral da Justiça, desembargador Antonio José Azevedo Pinto, do conselheiro Paulo Tamburini, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Cidade de Deus, major Felipe Romeu, dos desembargadores Antonio Saldanha Palheiro e Cristina Teresa Gaulia, e do procurador-geral do município do Rio, Fernando Dionísio, entre outras autoridades.

Em seu discurso, o presidente Manoel Alberto citou Martin Luther King e contou que, ao assumir a Presidência do TJ-RJ, também teve um sonho. "Descobri que tínhamos quatro ônibus para atender ao projeto Justiça Itinerante e eu tive um sonho e prometi a mim mesmo que iria dobrar essa frota", declarou o desembargador, acrescentando ainda que já determinou a compra de mais dois veículos e teve a promessa de doação de outros oito. Ainda de acordo com o magistrado, a iniciativa promove o acesso das comunidades mais carentes à Justiça, permitindo que essa população se inicie no exercício da cidadania.

O prefeito Eduardo Paes lembrou que a Cidade de Deus é um bairro constituído pelo poder público e que é necessária a intensificação da prestação dos serviços públicos naquela região. Ele ressaltou ainda que o TJ do Rio de Janeiro está dando um exemplo ao facilitar o acesso da população à Justiça, "mostrando que está ali para fazer a prestação jurisdicional". "É um prazer poder colaborar nessa tarefa. Minha mensagem é de agradecimento ao Poder Judiciário", finalizou Paes.

Emocionada, a desembargadora Cristina Teresa Gaulia lembrou que a história do projeto Justiça Itinerante começou há 10 anos e que ontem estava concretizando um sonho ao inaugurálo pela primeira vez em uma das comunidades pacificadas do Rio. "O importante é que vocês, hoje, estão sendo integrados à sociedade civil deste município. Estão recebendo o direito de cidadania plena", destacou.

A aposentada Nelzira Praxedes, moradora da Cidade de Deus há 49 anos, agradeceu ao TJ-RJ pela instalação do projeto no bairro. "É uma honra termos acesso à cidadania", declarou. Para a líder comunitária Severina Gartner Cesar, que se formou no curso Justiça e Cidadania, desenvolvido pelo Departamento de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Especiais (Deape) do TJ-RJ, é muito importante a atuação do Poder Judiciário no local, que teve a população desprezada por muitos anos. "A Justiça vir para cá é maravilhoso e o pessoal não faz ideia do benefício que vai trazer", concluiu ela.

Abrir WhatsApp