12/04/2016 - 10:45

COMPARTILHE

TJ empossa mais um desembargador

Jornal do Commercio

Com carreira no Ministério Público (MP), onde atuava como procurador de Justiça, Luiz Roldão de Freitas Gomes Filho tomou posse ontem como mais novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ), em cerimônia na sede da Corte fluminense, no Centro do Rio. Ele assume a vaga em decorrência da aposentadoria do desembargador José Augusto de Araújo Neto. Os desembargadores Ricardo Rodrigues Cardozo e Ricardo Couto de Castro conduziram o novo magistrado, oriundo do quinto constitucional do Ministério Público, ao plenário da Corte, para prestar o juramento de "bem e fielmente cumprir os deveres do cargo".
 
Luiz Roldão, que é graduado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e completou o mestrado em 2002, na Universidade Estácio de Sá, ingressou em 1993 na carreira do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Na nova função, ele disse que vai manter seu estilo de atuação, e que chega "à Corte com a missão de somar, junto com seus pares na prestação em prol da Justiça a sociedade". "A minha contribuição será na função de ser sempre justo e correto no esforço de bem prestar a Justiça tendo como foco o jurisdicionado. Sempre com abertura ao diálogo e à inovação para servir a sociedade".
 
O novo magistrado lembrou o legado e o exemplo de seu pai, Luiz Roldão de Freitas Gomes, que também atuou como procurador da Justiça e desembargador no mesmo tribunal. "Desde menino, tinha meu saudoso pai como paradigma, e despertava o quanto prazerosa seria a função de servir a sociedade, atender aos anseios da coletividade, de forma a contribuir para obtenção da tão almejada Justiça social", disse. O novo magistrado será designado, assim como todos os novos integrantes da Justiça fluminense, a atuar nas câmaras voltadas ao Direito do Consumidor.
 
Perseverança
 
Em nome do MP, o procurador Eduardo Gussem - representando o procurador-geral da Justiça, Marfan Martins Vieira, fez questão de lembrar do espírito de perseverança e ética, dos ideais que pautaram a carreira do novo magistrado. "A capacidade de conciliar e sua retilínea trajetória de vida marcada pela ética e honradez fazem dele o destinatário natural desta convergência de votos e opiniões para integrar esta casa", disse.
 
Ainda segundo Gussem, Roldão é integrante de uma geração que ingressou no Ministério Público após a Carta Magna de 1988, "e essa geração tem a missão de compor essa nova configuração constitucional do MP moderno, que evoluiu do singelo papel de acusador no processo penal e de fiscal da lei no processo civil para assumir uma posição resolutiva e pró-ativa em relação aos direitos sociais e individuais. "Atingimos um estágio tal de deterioração no trato na coisa pública que só com uma atuação firme e combativa do Poder Judiciário e do MP teremos condições de reverter esse quadro".
 
Durante a solenidade, o presidente do TJ/RJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, deu boas-vindas ao novo integrante do Tribunal e destacou a trajetória atuante de Roldão em prol da Justiça no estado, nos seus mais de 23 anos de carreira e atuação no MP.
 
"É com elevado mérito que vossa excelência aporta no TJ/RJ para contribuir com o nosso Tribunal com prestigiosa atuação e experiência, nesses tempos turbulentos que enfrentamos no nosso Pais e no Rio de Janeiro, para que continuemos no rumo da prestação jurisidicional de qualidade", disse.
 
Estiveram presentes ainda na solenidade, entre outros, o secretário da Casa Civil do governo do estado, Leonardo Espíndola - representando o governador em exercício, Francisco Dornelles; o procurador da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Harriman Araújo, representando o presidente da Casa, deputado Jorge Picciani; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho Junior; e a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Renata Gil.
Abrir WhatsApp