13/12/2010 - 16:06

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TJ alcança 71,6% de acordos durante semana de conciliação

TJ alcança 71,6% de acordos durante semana de conciliação


Do Jornal do Commercio

13/12/2010 - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) realizou, na Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 71,6% de acordos, percentual semelhante ao do ano passado, que foi de 72%. A maioria das composições (86%) envolveu a empresa de telefonia Vivo, que diminui em 2010 a sua posição dentro do ranking das 30 empresas mais acionadas pelos consumidores nos Juizados Especiais Cíveis (JECs) do Rio - caindo do 4º para o 10º lugar. Foram realizadas, de 29 de novembro a 03 de dezembro, 2.126 Audiências de Conciliação, Instrução e Julgamento (AIJ), que resultaram em 1.522 acordos, feitos no Centro de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis do Foro Central. A soma total dos valores homologados chegou a cerca de R$ 2,3 milhões.

O presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Zveiter, instituiu também este ano um mutirão permanente, que vem ocorrendo sempre às sextas-feiras. A medida permitiu dar solução a cerca de 80 mil processos. "A Semana de Conciliação economiza tempo, queima etapas e melhora a vida das pessoas que aguardam por uma resposta da Justiça. As empresas estão se conscientizando de que diversos processos podem ser resolvidos de forma amigável", afirmou.

A novidade em 2010, segundo a coordenadora do evento, Adriana Loriato, foi a participação de funcionários das lojas de empresas ajuizadas que operam no atendimento ao público, que foram convidados a assistirem as audiências durante a semana. "Esta é uma das iniciativas previstas no Projeto do Centro de Conciliação do DEIGE (Departamento de Informações Gerenciais) da Presidência do TJ", explicou.

Para o funcionário da Vivo Diogo Santos, que assistiu a várias audiências de Conciliação, Instrução e Julgamento (AIJ), supervisionadas pelo juiz Flávio Citro, titular do 2º Juizado Especial Cível da capital, é impressionante o ensinamento da experiência vivida. "Nunca imaginei que vários casos que chegam diariamente ao nosso balcão de atendimento acabassem na Justiça, o que faz com que minha visão tenha um novo foco. Vejo agora que informação, atendimento e pós-venda são fundamentais para evitarmos que o cliente ingresse com uma ação na Justiça para ter seu problema resolvido", destacou.

Segundo o advogado da empresa, Paulo Henrique Luz Frejat, a concessionária vem dando continuidade à sua política de melhoria de atendimento na prestação de serviços e de redução de passivo, que teve início em 2008, quando figurava em 4º. lugar na lista de empresas mais demandadas (TOP 30). "Mantemos firme o objetivo de resolver os problemas dos nossos consumidores", garantiu.

A Semana Nacional de Conciliação foi encerrada no Rio na sexta-feira da semana retrasada, com sorteio de livros jurídicos doados pelos desembargadores José Carlos Maldonado de Carvalho, Marco Aurélio Bezerra de Melo, Alexandre Freitas Câmara e pela procuradora de Justiça Heloísa Carpena, como forma de prestigiar e agradecer aos juízes leigos, conciliadores e estagiários que colaboraram com a organização e realização do evento. Além da Vivo, participaram este ano também as empresas Light, Ibi, Banco Bradesco, Tim Oi, Banco Itaú, Losango, B2W, Claro e Banco Santander.

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