08/12/2023 - 12:47 | última atualização em 10/12/2023 - 23:14

Tesoureiro da OABRJ e presidente da Comissão de Prerrogativas recebe a Medalha Tiradentes

Clara Passi

O diretor tesoureiro da OABRJ e presidente da Comissão de Prerrogativas da entidade, Marcello Oliveira, foi condecorado com a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, por iniciativa do deputado estadual Carlos Minc (PSB/RJ). A entrega foi realizada em solenidade no Palácio Tiradentes, na noite de quinta-feira, dia 7.

Marcello está em segundo mandato à frente da Tesouraria da OABRJ e da Comissão de Prerrogativas. Formado pela PUC-Rio, em 1997, começou a trajetória na Ordem em 2007, como conselheiro e presidente da Comissão de Exame de Ordem, na primeira gestão de Wadih Damous. Depois, assumiu a Tesouraria pela primeira vez (2010-2012) e a presidência da Caarj (2013 a 2018).

A mesa da cerimônia foi composta pelo secretário-geral da OABRJ, Álvaro Quintão; pela secretária-adjunta, Mônica Alexandre Santos; pelo presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches; pela presidente da Academia Carioca de Direito e ex-presidente do IAB, Rita Cortez, e pelo orador oficial do IAB, Sérgio Tostes.

Num discurso que durou cerca de trinta minutos, Marcello abordou questões que considera prejudiciais ao exercício da advocacia e, consequentemente, à cidadania. As altas custas judiciais e a ameaça constante de extinção de comarcas foram citadas como exemplo.

O impacto deletério que a reforma trabalhista teve sobre a advocacia laboral, o encolhimento e a concentração do mercado que se apresenta ao advogado que milita no estado e o consequente empobrecimento da classe também tiveram espaço na fala do homenageado.

“A advocacia é uma classe heterogênea, a grande maioria ganha até cinco salários mínimos, dois terços da classe são autônomos. Não é tarefa fácil fazer com que os serviços (da Ordem) cheguem à advocacia”.

“O Rio de Janeiro vive uma situação crítica em relação à percepção da segurança jurídica e de segurança de investimento. Está se tornando um local inóspito. A advocacia é de onde eu e vocês tiramos nosso sustento e, por isso, sempre trabalharemos pela advocacia e pela sociedade fluminense”, disse, emocionado.