09/09/2024 - 18:11 | última atualização em 10/09/2024 - 11:53

Tem vontade de exercer uma advocacia inovadora? Participe do programa de aceleração de negócios de impacto BNDES Garagem

Inscrições vão até quarta-feira, dia 11 de setembro

Ana Júlia Brandão

Estes são os últimos dias para você participar do processo seletivo do BNDES Garagem, o programa de aceleração de negócios desenvolvido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As inscrições vão até a quarta-feira, dia 11 de setembro. Clique aqui e não perca essa oportunidade.

Se você tem vontade de expandir sua atividade na advocacia, a hora é essa. O programa dispõe de diversas linhas de financiamento e produtos de apoio à inovação para empresas de diversos portes e setores, inclusive na área do Direito, para torná-las mais eficientes e competitivas.

A terceira edição do projeto que já impulsionou 134 negócios tem como objetivo estimular as bases de desenvolvimento sustentável de negócios de impacto ao dar suporte a ações empreendedoras em todo o Brasil, com apoio do ecossistema acelerador de impacto pioneiro no país, Quintessa. Ao longo da iniciativa, os empreendedores têm acesso a uma jornada de apoio contínuo, tanto para criação quanto para o crescimento de seus negócios, focada no crescimento sustentável e na formação de uma rede colaborativa de potenciais parceiros, clientes e investidores.

"Participar do Garagem BNDES é uma super oportunidade para advogadas e advogados interessados em se conectar com ecossistemas de inovação e tecnologia, desenvolvendo soluções com o potencial de transformar o mercado jurídico e trazer mudanças positivas para toda a sociedade”, afirmou a diretora de Inclusão Digital e Inovação da OABRJ, Maria Luciana Souza.

Mesmo em ambientes inovadores, a classe deve estar atenta aos limites definidos pelo Estatuto da OAB, especialmente no que diz respeito aos atos privativos da advocacia e à captação irregular de clientela, alerta a diretora.

“Inovar com responsabilidade, legalidade e ética é fundamental para garantir que estamos contribuindo verdadeiramente para o futuro da advocacia, do Direito, da economia e, claro, da sociedade, não apenas como coadjuvantes, mas como protagonistas."

Segundo o superintendente da área de tecnologia do BNDES, Fernando Lavrado, o programa é uma iniciativa que extrapola a função financeira e bancária da instituição, mas se mantém fiel ao seu DNA de desenvolvimento e fomento.

"É um catalisador do ecossistema de inovação e empreendedorismo, acelerando e desenvolvendo as startups, aportando conhecimento que existe na instituição e integrando com sua rede de conexões", explica Lavrado.

"O Garagem estimula a formação de uma mentalidade empreendedora, fundamental para o Brasil e para a geração de soluções inovadoras de desafios socioambientais, contribuindo para um desenvolvimento sustentável e inclusivo.”

O BNDES tem a ambiciosa meta de apoiar  400 startups até 2028, triplicando o número de negócios apoiados na edição anterior. O edital público atual busca selecionar os 100 primeiros negócios participantes, iniciando o ciclo de aceleração ainda este ano. Além disso haverá uma premiação para os 10 negócios que mais se destacarem, com uma premiação total de R$ 720 mil, como explica o Superintendente da Área de Mercado de Capitais do BNDES, Marcelo Marcolino.

"Ofereceremos uma série de benefícios para os empreendedores participantes, incluindo a construção de diagnóstico, plano de ação, mentorias e workshops em diversas áreas, como finanças sustentáveis, marketing, impacto socioambiental e gestão empresarial. Eles também terão a oportunidade de se conectar com outros empreendedores que enfrentam desafios semelhantes, com uma rede de investidores e parceiros e com mentores do BNDES, profissionais qualificados e engajados, que também acreditam no poder do empreendedorismo".