14/02/2023 - 19:27 | última atualização em 16/02/2023 - 19:12

COMPARTILHE

TED implantará processo eletrônico em suas atividades

Iniciativa considera os anseios da advocacia, que busca modernidade e presteza no atendimento

Biah Santiago



O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OABRJ deu o pontapé inicial para a implementação de processos disciplinares eletrônicos. O universo digital tornou-se essencial para a advocacia nos últimos anos e a novidade busca atender aos anseios da classe, evitando os deslocamentos à sede da Ordem.

De acordo com o presidente do TED, Carlos Alberto Direito, acompanhar o avanço tecnológico e efetivar esta prática no tribunal é essencial para atender aos interesses da advocacia.


“O processo digital no TED vai ao encontro da modernização da OABRJ e das esferas jurídicas como um todo”, considerou Direito. “Essa iniciativa vai promover agilidade na tramitação dos julgamentos ético-disciplinares, permitindo ao advogado e à advogada a consulta remota dos seus processos”.



Os novos moldes do tribunal seguirão o mesmo padrão adotado pela Comissão de Prerrogativas da Seccional, que desde novembro de 2022 passou a contar com um canal de denúncias de violação de prerrogativas exclusivamente online. Antes desta iniciativa, advogados e advogadas prestavam queixa via e-mail ou através de protocolos físicos. 

A reunião contou com a presença do vice-presidente e da secretária-geral do TED, Jonas Gondim e Alessandra Lanha; e do tesoureiro da OABRJ e presidente da Comissão de Prerrogativas da Seccional, Marcello Oliveira.

Abrir WhatsApp