13/12/2021 - 18:09 | última atualização em 15/12/2021 - 18:10

Tanguá tem novas instalações, com escritório digital e computadores

Eduardo Sarmento

Os colegas que militam no município de Tanguá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, ganharam um novo equipamento na tarde desta segunda-feira, dia 13: uma sala com um escritório digital e dois computadores para peticionamento. A inauguração dá sequência ao projeto da Seccional de fornecer aos colegas de todo o estado as melhores condições possiveis para o exercício profissional.

A vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basílio, ressaltou a importância dos novos equipamentos no momento atual da profissão:

"É uma emoção ver um município com 40 mil habitantes receber uma sala digital da Ordem. A advocacia não é mais territorial, o advogado e a advogada são digitais. Nossos escritórios hoje em dia podem se resumir a um computador, é assim que despachamos, sustentamos, peticionamos. Esta parceria com o Poder Público deve ser replicada em outros lugares", considerou, referindo-se à prefeitura local, que permitiu a instalação da sala no Espaço da Cidadania, um prédio com diversas instituições relevantes para a população.

O Judiciário digital também foi destaque na fala da presidente da OAB/Rio Bonito, que abarca a região de Tanguá, Karen Figueiredo, que classificou como "um marco para a advocacia" a abertura da nova estrutura. "Sempre tivemos o apoio da Seccional, nossas demandas atendidas. A virtualização chegou e temos que estar adaptados", afirmou, ressaltando a "mentalidade futurista" do prefeito do município, Rodrigo Medeiros, também presente ao evento.

Para o secretário-geral da OABRJ, Álvaro Quintão, o crescimento de Tanguá mais do que justifica o investimento. Ele ressaltou que "a Ordem está levando aos colegas da cidade as mesmas condições de trabalho que encontram advogados e advogadas que militam nos grandes centros".

O novo espaço leva o nome de Terezinha Castro Pereira, ilustre advogada do município cuja família compareceu à inauguração.

Prestigiou a cerimônia o presidente da Subseção de Itaboraí, Lauro Matos. Pelo legislativo municipal estiveram a presidente da Câmara local, Aline Pereira, e o vereador Léo do Jipe.