16/03/2017 - 09:54 | última atualização em 16/03/2017 - 09:55

Suspeita de assassinato de família em SG diz que filho foi o mentor

jornal Extra

Simone Gonçalves de Resende, de 46 anos, suspeita de ser a mandante do assassinato da própria irmã, Soraya Resende, de 37, do cunhado, o diretor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Wagner Salgado, de 42, e da sobrinha, filha do casal, Geovanna Resende, de 10, negou, nesta quarta-feira, ser a mentora do crime em depoimento à Polícia Civil. Ela culpa um dos filhos, Matheus Resende Khalil, de 23 anos, que já está preso. Simone foi capturada por agentes da 124ª DP (Saquarema), nessa terça-feira, em Mimoso do Sul, no Espírito Santo.

"Ela surpreendeu a todos com essa versão, jogando a culpa no filho. Esperávamos que ela negasse, mas não que culpasse o filho", conta o delegado assistente da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, Marcos Amim, sem dar mais detalhes sobre o depoimento.

Em depoimento, Simone disse que não participou do planejamento dos assassinatos e que Matheus fez tudo sozinho. Ela ainda contou que, antes de sair de casa no dia do crime, o filho disse que mataria a tia, mas que não acreditou nele. Simone afirmou ainda que ao retornar para casa, Matheus disse que havia matado a família. A Polícia Civil vai fazer uma acareação entre Simone e Matheus para esclarecer as participações no crime.

Simone estava escondida numa casa no Espírito Santo. Ela relatou à polícia que inicialmente se escondeu em motéis no Rio, tendo ido também para um hotel em Arraial do Cabo. Em seguida, ela foi para o Espírito Santo. Ainda segundo o que a suspeita contou para a polícia, desde o começo da fuga, ela foi ajudada pelo taxista Marcelo Brito Rangel.

No Espírito Santo, inicialmente Simone ficou numa fazenda da família de Marcelo, mas acabou saindo de lá porque no local havia muitos mosquitos. O taxista teria, então, alugado uma casa para ela ficar. Sobre a irmã Soraya, a suspeita disse que a relação entre ambas era conturbada há mais de 20 anos.

Marcelo foi preso pela Polícia Rodoviária Federal nesta quarta-feira, em Campos dos Goytacazes. Ele será autuado pelo crime de favorecimento pessoal, por ter ajudado uma pessoa procurada pela polícia a fugir.

O crime

A família foi morta em casa no dia 17 de fevereiro. Segundo as investigações, Simone teria mandado matar os parentes porque não queria dividir uma herança de R$ 7 milhões com a irmã.

Os filhos de Sinome, os gêmeos Matheus e Lucas, estão presos desde o dia 23 de fevereiro. Matheus prestou depoimento na delegacia de Homicídios e confessou ter acompanhado os atiradores que teiam sido contratados pela mãe para matar a irmã e sua família no apartamento onde eles moravam, no bairro Trindade. Matheus também confessou ter baleado a prima de apenas 10 anos.

Já Lucas se apresentou à polícia na manhã daquele mesmo dia. Ele é suspeito de ter vendido um carro para financiar o crime.

Outro suspeito também já havia sido preso: Diego Moreira da Cunha, de 23 anos, estava em Saquarema, na Região dos Lagos, quando foi capturado por agentes da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo.
Gabriel Botrel de Araújo Miranda, de 19 anos, apontado pela polícia como o principal atirador, ainda está sendo procurado.