15/04/2024 - 16:28 | última atualização em 16/04/2024 - 12:45

Subseção promove 1º Congresso da Jovem Advocacia de Rio das Ostras

Palestras sobre os desafios do início profissional e presença de lideranças da Ordem marcaram o evento

Felipe Benjamin

Quem recebeu a carteira da Ordem há cinco anos ou menos teve uma oportunidade valiosa de atualização profissional e de networking promovida pela OAB/Rio das Ostras, no sábado, dia 12, quando foi realizado o 1º Congresso da Jovem Advocacia de Rio das Ostras no Vilarejo Praia Hotel. Foram diversos painéis sobre os principais desafios enfrentados pela jovem advocacia ao dar os primeiros passos na profissão, com presença da vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio, e da presidente recém-empossada da OAB Jovem, Lívia Madeira representando a Diretoria da Seccional.

Presidentes de subseções do estado, como Kelven Lima (OAB/Cabo Frio) e Fátima Pfaltzgraff (OAB/Nilópolis), o vice-diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Ricardo Menezes, a presidente da Comissão de Direito Tributário, Suzani Ferraro, a presidente da OAB Jovem local, Taiane Cardeal, e sua vice, Andressa Teodoro; e o ex-presidente da subseção Alan Macabu também representaram a Ordem.

"Esse encontro é um tremendo sucesso que reuniu toda a jovem advocacia de Niterói a Campos dos Goytacazes", comemorou Basilio. "Tivemos palestras extremamente consistentes, e já conversamos com a OAB/Rio das Ostras para que se torne anual. O jovem advogado e a jovem advogada hoje têm o grande desafio de encontrar um nicho de trabalho no qual possa desenvolver uma clientela. Por isso, eventos como este ajudam-no a analisar o cenário do mercado e a travar contato com outros colegas. Além das palestras brilhantes e das informações adquiridas, a rede de relacionamentos formada em encontros como este é essencial para o sucesso na carreira".

Madeira destacou a importância do evento, e anunciou um encontro da Jovem Advocacia no Rio de Janeiro, no dia 25 de abril, no qual serão debatidos os novos projetos da comissão.

"A ideia é dialogar com a advocacia jovem das subseções, e atuar com a ESA e a Comissão de Mentoria em projetos de capacitação, para fazer com que o jovem advogado e a jovem advogada não apenas se sinta conectado e conectada com a Seccional, mas, também, esteja preparado e preparada para exercer sua profissão de forma ampla, prezando pelo Estado democrático de Direito", afirmou Madeira. "O grande desafio é fazer com que o jovem profissional tenha muito claros os pilares que trabalharemos: o marketing jurídico, a oratória e a comunicação e a exploração de sua marca pessoal".

A presidente da OAB/ Rio das Ostras, Michelle Mansur, conduziu a abertura.

"A OAB/Rio das Ostras tem como objetivo promover eventos que tragam capacitação para a advocacia local e para os operadores do Direito", afirmou Michelle, que confirmou a intenção de transformar o encontro em um evento anual. "Queremos levar o nome da OAB/Rio das Ostras para todo o estado da maneira mais positiva possível".

O painel sobre Direito das Famílias teve palestra da juíza Anna Karina, com mediação do advogado Willysson Barbosa,  e se concentrou na questão da alienação parental. Já o painel de Direito Penal teve palestras dos delegados Felício Laterça e Carla Tavares, e mediação da advogada Tatiana Aquiles e da vice -presidente da OAB Jovem/Macaé, Carolina Medeiros.