11/06/2014 - 18:06 | última atualização em 11/06/2014 - 21:18

Subseção da Pavuna ganha Casa do Advogado

redação da Tribuna do Advogado

Auditório, central de peticionamento e escritório compartilhado são os novos serviços oferecidos pela Ordem aos advogados da Pavuna com a inauguração da sede da subseção, realizada nesta terça-feira, dia 10. Criada em julho de 2011, a OAB da Pavuna funcionava, até então, em uma sala pequena no Fórum Regional. Para o presidente da Ordem local, Antônio Carlos Faria, o espaço traz a confirmação "de quão digna e honrosa é a advocacia da região", disse.

Inaugurações de sedes de subseção, analisou o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, representam o fortalecimento da advocacia. "Quando um juiz passa na porta de uma sede da Ordem, ele consegue observar como nossa entidade é especial. Somos pai e mãe da cidadania brasileira, representada pelos advogados nos balcões da Justiça, por nossa história e nossa força. Uma entidade organizada, como a OAB/RJ está desde as gestões do Wadih, significa uma guinada em direção aos interesses dos advogados", ponderou o presidente.

Para o ex-presidente da Ordem e atual conselheiro federal e presidente da Comissão Estadual da Verdade, Wadih Damous, a continuação nos investimentos de estrutura das subseções é prova do fortalecimento da entidade e de que ela continua ombro a ombro com os advogados. "Nós devemos ter orgulho de nós mesmos e da nossa profissão. Quando inauguramos espaços da Ordem estamos mostrando à sociedade e à cidadania brasileiras a nossa força e a nossa legitimidade republicana", afirmou.

Com o discurso de trabalho coletivo e parceria com a advocacia, o diretor do Fórum Regional da Pavuna, juiz Cristiano Gonçalves Pereira, relatou que ao se deparar com o emblema da OAB, busca resgatar as ambições sentidas na época em que ainda era um estagiário de Direito. "Procuro preservar em mim o ímpeto e a sede de justiça sentidos naquela época. A imparcialidade é fundamental aos magistrados, mas se não conservarmos a vontade de fazer justiça, inerente da função do advogado, perderemos a oportunidade de transformar este país em um lugar melhor", disse.

Trabalho coletivo também foi a bandeira levantada pelo presidente da Caarj, Marcello Oliveira, em sua fala. "Todos, de alguma forma, demos uma contribuição para esse projeto e sabemos o quanto estes espaços são importantes para o trabalho do advogado", assinalou.

Reformada pelo projeto OAB Século 21, financiado pela Seccional e pela Caarj, a sede da OAB Pavuna conta com um auditório, uma central de peticionamento com cinco computadores, um escritório compartilhado e uma sala de reunião.

Em homenagem aos presidentes de subseção presentes à solenidade, Felipe listou as últimas melhorias feitas em cada uma delas. "Belford Roxo, por exemplo, saiu de uma sede em que mal cabiam duas pessoas para uma ampla e funcional casa ao lado do fórum. Em São João de Meriti, além de todas as melhorias feitas na sede, o auditório passará por uma reforma e ampliação. Leopoldina, subseção também criada na gestão de Wadih, terá sua sede própria até o final do ano", contou, para em seguida concluir: "Nossa organização tem nos permitido atender, mesmo que aos poucos, todas as demandas da classe".

Estiveram presentes à inauguração, além dos presidentes das subseções de Belford Roxo, Abelardo Tenório, de São João de Meriti, Júlia Vera dos Santos, e da Leopoldina, Frederico Mendes, a vice-presidente da OAB de Madureira/Jacarepaguá, Janice Paiva, o tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, o conselheiro seccional e coordenador das comissões especiais da OAB/RJ, Fábio Nogueira, e o assessor da presidência da Seccional Willian Muniz.