18/03/2009 - 16:06

COMPARTILHE

STF dá cinco dias para Itália se manifestar no caso Battisti

STF dá cinco dias para Itália se manifestar no caso Battisti


Do site Folha News, de São Paulo

18/03/2009 - O ministro Cezar Peluso, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu cinco dias de prazo para a Itália se manifestar sobre o novo pedido de soltura do ex-ativista de esquerda Cesare Battisti. Preso no Brasil desde 2007, Battisti recebeu do ministro da Justiça, Tarso Genro, o status de refugiado político no dia 13 de janeiro.

A Itália, que pede a extradição de Battisti, recorreu ao Supremo. Battisti é condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos. Ele nega os crimes.
Na semana passada, os advogados de defesa de Battisti recorreram novamente ao STF para tentar revogar a prisão do italiano. Desta vez, os advogados de Battisti alegam que seja "reconhecida a prescrição" do processo, pois já se passaram 20 anos da primeira sentença em que ele foi condenado.

"O peticionário escolheu o Brasil para viver. Quer viver na legalidade e em plenitude com os seus direitos. É refugiado", diz a petição de Battisti.
Os advogados pedem que o STF, ao menos, permita que Battisti possa cumprir a prisão em regime domiciliar. "Ou, assim não sendo (concedida a liberdade), seja concedida ao peticionário prisão domiciliar, ante a situação peculiar de ter status de refugiado e estar preso, inclusive, quando prescrita está a pretensão executória."

O novo pedido da defesa de Battisti ocorreu um dia depois da Procuradoria Geral da República encaminhar parecer ao STF recomendando a manutenção da prisão preventiva do italiano. Em seu despacho de ontem, Peluso pede para o procurador se manifestar após a Itália.

Abrir WhatsApp