26/05/2017 - 12:14 | última atualização em 26/05/2017 - 12:19

Simpósio de Direito Desportivo acontece hoje na OAB/RJ

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar
Acontece nesse momento no plenário Evandro Lins e Silva da Seccional o VI Simpósio de Direito Desportivo. O evento está sendo transmitido pelo canal da Ordem no YouTube. A sede da entidade fica na Avenida Marechal Câmara, 150, no Centro.

Organizado pela Comissão de Direito Desportivo (CDD) da OAB/RJ e pelo Grupo de Pesquisas em Direito Desportivo (GPDD) da Faculdade de Direito (FND) da UFRJ, o simpósio sobre o tema conta com o apoio da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), do Instituto de Ciências do Futebol (ICF), do Conselho Federal de Educação Física (Confef), da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo (SBDD);e a Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD).

O mediador da mesa de abertura foi o coordenador do GPDD e membro da CDD, Angelo Vargas, que fez um resumo da implantação da disciplina de Direito Esportivo nos cursos jurídicos, e homenageou o professor José Mauricio Capinussu, falecido recentemente – foi feito um minuto de silêncio pela plateia. “Aprendi com ele que a prática esportiva é uma das poucas possibilidades de elevar o homem à altura da sua própria humanidade, da sua própria grandeza. A FND foi a primeira no Brasil a inserir a disciplina no currículo, foi lá que começou a trajetória dessa matéria nos cursos de Direito”, explicou.

O coordenador acadêmico da CDD, Rafael Fachada, representou o presidente da comissão, Marcelo Jucá. “Os senhores estão não apenas na casa do advogado, mas na casa do povo. Podemos oferecer atendimento, estrutura, transmissão online, e fico feliz pela Ordem poder trabalhar tanto pelo Direito Esportivo. Todas as entidades aqui foram fundamentais para a realização desta atividade”, disse.

Após a abertura, foram entregues medalhas de honra à professora e ex-diretora da FND e uma das precursoras do Direito Esportivo na academia, Selma Aragão, e ao conselheiro seccional Wanderley Rebello Filho.

O Direito Desportivo vem tendo cada vez mais destaque no cenário jurídico. Entre os temas que serão abordados está a Lex Sportiva e a autonomia do Direito Desportivo, a pesquisa no Direito Desportivo, os sistemas jurisdicionais do desporto e o Direito Desportivo Trabalhista.