13/12/2012 - 15:48 | última atualização em 13/12/2012 - 17:28

Sessão de Dissídios Coletivos do TRT faz audiência com PJe

site do Conselho Superior da Justiça do Trabalho

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (Sedic) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) realizou, na tarde desta quarta-feira, dia 12, a primeira audiência de conciliação utilizando o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Ajuizado pelo Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga nos Portos em face do Sindicato dos Operadores Portuários, ambos do estado do Rio de Janeiro, o dissídio marca a estreia do PJe-JT na Sedic, onde foi instalado dia 3.

Segundo o presidente da sessão, desembargador Carlos Alberto Araujo Drummond, a data é o marco inicial da era digital para os dissídios coletivos do trabalho. "Inauguramos hoje a era do PJe-JT na Sedic. Graças aos esforço do Tribunal, do Ministério Público do Trabalho e da Ordem dos Advogados do Brasil, que compõem o Comitê Gestor do PJe-JT na 1ª Região, podemos viabilizar essa realização. Até o dia 19/12, toda a Baixada Fluminense estará com o PJe-JT", afirmou.

Como em uma audiência comum realizada no PJe-JT, a parte suscitada apresentou defesa e procuração em um pen drive, cujas informações foram imediatamente introduzidas no processo eletrônico. Na ocasião, o desembargador lembrou que, caso as partes encontrassem algum problema na utilização do sistema, poderiam comparecer à Secretaria da Sedic para receber orientações, uma vez que os Tribunais devem dispor de um serviço para prestar apoio sobre o PJe-JT em cada seção especializada ou Fórum.