21/09/2015 - 16:18 | última atualização em 21/09/2015 - 18:33

Servidores da Justiça Trabalhista não terão corte de salário após greve

redação da Tribuna do Advogado

A OAB/RJ, através do presidente da Subseção da Barra da Tijuca, Ricardo Menezes, mediou, na última sexta-feira, dia 18, uma negociação entre a presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Maria das Graças Paranhos, e o Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe), para que não haja corte no salário dos servidores que mantiveram a greve da categoria em agosto. Em contrapartida, foi decidido que será elaborado um cronograma para que eles compensem o trabalho que ficou acumulado durante o período de greve.

A paralisação começou em junho, com a reivindicação da aprovação do PLC 28/15, que previa reajuste de até 78% nos salários dos servidores do Judiciário. Porém, após passar pelo Congresso, o projeto foi vetado no fim de julho pela presidente Dilma Rousseff. Após o veto, a OAB/RJ, que no início do movimento apoiou publicamente a pauta do sindicato, entendeu ser prejudicial a advogados e partes a continuidade da paralisação.

Em agosto, o TRT determinou o retorno da categoria aos postos, sob o risco de desconto dos dias paralisados na remuneração dos servidores grevistas. Após essa decisão, segundo Menezes, alguns juízes indicaram o desconto no salário de 15 servidores, motivo pelo qual a OAB/RJ foi convidada a mediar uma negociação. “O acordo discutido nessa reunião foi importante pois dessa forma o trabalho atrasado será compensado e os servidores não serão prejudicados financeiramente”, explica ele.

O esquema de compensação será determinado pelos juízes de cada vara.