06/10/2016 - 11:10 | última atualização em 06/10/2016 - 11:09

Servidores irão à Justiça pedir arresto para quitar salários

jornal O Globo

A Federação das Associações e dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Rio (Fasp) anunciou ontem que vai acionar hoje a Justiça, em busca de um novo arresto para pagar a todos os funcionários. Ontem, terceiro dia útil do mês, o governo só pagou parte dos salários da área de segurança (70% da folha) e aos profissionais da educação. Os demais, segundo a Secretaria de Fazenda, receberão no dia 17 (décimo dia útil do mês).

A obrigatoriedade do pagamento no terceiro dia útil foi determinada por uma decisão de julho do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. O advogado da Fasp, Carlos Henrique Jund, disse que ontem procurou o Legislativo para pedir uma audiência com representantes de todos os poderes do estado, a fim de discutir a crise.

Vamos ter que ficar buscando dinheiro de pouquinho em pouquinho. Para quem está sem dinheiro, receber com três ou quatro dias de antecedência é um milagre. A gente está tentando atenuar o sofrimento dessas pessoas. Mês passado, iam pagar aos pensionistas e inativos só no décimo dia útil, mas conseguimos antecipar para o sétimo.

Em entrevista ao O Globo anteontem, o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, disse que o estado se encontra numa situação peculiar e que ainda não há uma decisão sobre a data de pagamento do 13º salário:
Prefiro focar neste momento na arrecadação que estamos buscando afirmou Gustavo, ao anunciar medidas de austeridade previstas num decreto.