02/10/2019 - 15:43 | última atualização em 02/10/2019 - 18:12

COMPARTILHE

Série traz palestras de mulheres especialistas em processo

Cássia Bittar

Mais um evento da série As especialistas -organizada pela OAB Mulher da Seccional com o intuito de trazer mulheres advogadas de diferentes áreas do Direito para palestrar sobre os temas de seu domínio - foi realizado na manhã desta quarta-feira, dia 2, na sede da Seccional. Desta vez, com processualistas reconhecidas.

“É uma edição que me é muito cara. Não só por ser minha área, eu sou de processo civil, mas porque processo, em geral, é um ambiente extremamente masculino. Podemos dizer que todas as áreas da advocacia são, mas o processo, especificamente, é um dos setores em que mais percebemos isso”, observou a coordenadora do GT de Educação Jurídica da OAB Mulher, Bianca Reis, que coordena a série desde seu início e mediou o evento.

Segundo ela, a maior parte dos eventos sobre processo tem homens como palestrantes – “Por isso é uma honra ainda maior receber essas mulheres especialistas tão talentosas”. Ela afirmou que o intuito da série é justamente mostrar que há mulheres capacitadas para debater os mais variados assuntos no campo do Direito: “uma justificativa que ouvimos muito ao ver mesas sem mulheres ou com apenas uma cota mínima é de que não se escolhe por gênero, mas por capacitação. Mostramos aqui quantas mulheres excelentes em suas áreas temos para falar em cursos, palestras, debates. Até porque somos hoje maioria da advocacia”.

O evento foi aberto pela vice-presidente da comissão, Rebeca Servaes, que apresentou o trabalho do grupo e da Diretoria de Mulheres da OABRJ, criada nesta gestão. As palestrantes foram a professora Sylvia Drummond, que falou sobre processo civil; a vice-presidente da Associação Nacional de Advocacia Criminal (Anacrim), Flávia Fróes, que tratou de processo penal e a assessora parlamentar Flávia Aguiar, que tratou de processo legislativo.

O evento foi transmitido na íntegra no canal da OABRJ no YouTube.

Abrir WhatsApp