30/09/2024 - 17:42 | última atualização em 30/09/2024 - 17:59

Seminário da ESA sobre democracia e advocacia tem presença de ex-ministro Bernardo Cabral

Mariana Reduzino

A OABRJ, em parceria com a Escola Superior da Advocacia do Rio de Janeiro (ESA/RJ) e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Educação Jurídica (Ibraperj), promoveu nesta segunda-feira, dia 30, o Seminário Jurídico - Democracia e Advocacia, realizado no auditório Sylvio Capanema, no prédio da ESA. A aula magna foi conduzida pelo ex-ministro da Justiça e senador constituinte, Bernardo Cabral.

Você pode acompanhar o evento na íntegra pelo canal do YouTube da ESA.

Na mesa do evento, estavam a vice-presidente da Seccional, Ana Tereza Basilio; o secretário-geral, Marcos Luiz Souza; e o tesoureiro, Fábio Nogueira. Também marcaram presença a presidente do Ibraperj, Carolina Lima; a presidente da Academia Carioca de Direito, Rita Cortez; o vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OABRJ, Carlos Alberto Sobral Pinto; a vice-presidente da Comissão de Direito Antidiscriminatório, Luciana Silva; e a ouvidora da Mulher da OABRJ, Andréa Tinoco.

“Enaltecendo o título deste seminário, 'democracia e advocacia' são duas palavras indissociáveis. O advogado é uma peça fundamental da democracia, e esta não subsiste sem a advocacia”, afirmou Basilio.

O evento teve como objetivo discutir os conceitos de democracia e advocacia como partes fundamentais da sociedade, dentro e fora dos domínios da OABRJ.

“É importante ressaltar que este encontro aborda temas relevantes não apenas para a advocacia, mas para toda a sociedade. Precisamos debater, refletir e compreender de onde viemos e para onde vamos enquanto sociedade. Essa é a grande motivação deste evento”, destacou a presidente do Ibraperj.

“É uma honra imensa estar ao lado de grandes figuras do Direito nesta mesa. Além disso, é importante mencionar que a ESA enriquece a advocacia, pois é um espaço de discussão acadêmica e preparação dos advogados, o que é vital para nossa profissão”, declarou o secretário-geral da Seccional.

Em sua fala, o tesoureiro da Seccional ressaltou a importância da atividade advocatícia durante a ditadura militar, especialmente no processo de restabelecimento do Estado democrático de Direito.

“É essencial para todo homem e mulher da Ordem entender que nosso papel é transformar vidas. Não há nada mais relevante do que trazer um tema que diz respeito à advocacia e à democracia, associando isso à atividade da Ordem dos Advogados do Brasil. A advocacia desempenha um papel crucial no restabelecimento do Estado Democrático de Direito frente à ruptura dos atos constitucionais de 1964”, afirmou Nogueira.

A condução da aula magna ficou a cargo do ex-ministro Bernardo Cabral, um dos responsáveis pela elaboração da Constituição Brasileira, que compartilhou parte de sua história e atuação em defesa da democracia no Brasil. Cabral destacou que a OABRJ teve um papel fundamental em sua carreira, pois, durante sua cassação foi acolhido pela instituição na figura de José Ribeiro de Castro Filho, presidente à época, e Sobral Pinto.

“Quando esta Constituição estava prestes a ser concluída tentaram dar um golpe. E no dia da promulgação, disseram-nos que o documento não duraria nem seis meses. Hoje, a Constituição completa 36 anos de vigência e tem garantido a liberdade deste país”, palestrou Cabral.