27/06/2022 - 19:22 | última atualização em 27/06/2022 - 19:24

Seminário debate prestação de contas eleitorais

Tema é carro-chefe da Comissão de Direito Contábil, que tomou posse no evento

Felipe Benjamin

No fim da tarde desta segunda-feira, dia 27, o lançamento do Seminário de prestações de contas eleitorais, organizado pela Comissão de Direito Contábil da OABRJ, lotou o Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional. Ao fim da apresentação, houve também a cerimônia de posse do grupo, presidido por Márcio Benedito da Silva.

"Essa comissão estuda as interseções do Direito com a contabilidade", afirmou o presidente. "Hoje temos essa parceria entre contadores e advogados, e dentro dessas interseções, nosso carro-chefe será a prestação de contas eleitorais, que tanto tem ajudado as duas classes. Temos alguns grupos de trabalho que pretendemos desenvolver ao longo deste mandato".

Compuseram a mesa o tesoureiro da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Fred Mendes; o diretor da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Wagner Victer; o prefeito do Município de Natividade, Severiano Neném; o ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Waldir Ladeira; e a delegada da Polícia Federal no Rio de Janeiro, Paula Mary.

"A comissão reúne profissionais de extrema competência e esse é um tema extremamente interessante", afirmou Victer. "Quem já teve a oportunidade de fechar um balanço conhece bem essas interseções entre Direito, contabilidade e a gestão. Esse tema ganhou muita força recentemente pelas práticas exigidas pelo Tribunal Eleitoral e pela Comissão de Valores Mobiliários. É impossível pensar em ter melhores práticas sem ter essas interseções, e é uma grande iniciativa da Ordem nesse momento se focar na questão eleitoral. Quando a sociedade clama por mais transparência e melhor aplicação de recursos, e principalmente, quando há recursos públicos financiando campanhas, ter entidades da dimensão da OABRJ é algo muito importante".

Representando a comissão, completaram a mesa a secretária, Silvia Nathalia; a diretora, Paula Alves, e o integrante Nelson Oliveira, que fez uma apresentação dos objetivos do grupo, especialmente em relação às eleições majoritárias de outubro.

"O que queremos discutir efetivamente são as dificuldades, as leis, as novidades, e o que vai fazer a diferença nas eleições de 2022", afirmou Nelson Oliveira. "A Resolução nº 23.406/2014 do TSE trouxe o devido reconhecimento ao trabalho de profissionais de contabilidade, estabelecendo que eles precisam assinar a prestação de contas eleitorais. A cada eleição, advogados e profissionais de contabilidade têm auxiliado a Justiça Eleitoral, sendo ambos, fortes aliados na busca de alicerçar cada vez mais a democracia no país. Então todos os esforços em conjunto da OABRJ e do Conselho Federal de Contabilidade surtiram efeito".

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da OABRJ no YouTube. Reveja quando quiser!