24/05/2021 - 13:35 | última atualização em 31/05/2021 - 18:58

Seminário celebra os 20 anos dos juizados especiais federais

Cássia Bittar

Verdadeiras aulas sobre os mais amplos aspectos que envolvem os juizados especiais federais, que em julho completam 20 anos de criados pela Lei 10.259/2001, foram desenvolvidas no seminário especial que a OABRJ promoveu na manhã desta segunda-feira, dia 24, e que contou com a presença de grandes nomes da advocacia e da magistratura nacional, incluindo os representantes das cortes superiores Gilmar Mendes, que é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O evento, aberto pelo presidente da Seccional, Luciano Bandeira, vem, segundo ele, comemorar um "avanço no sistema Judiciário brasileiro que veio consolidar o princípio constitucional do acesso à Justiça".

Iniciando as discussões do dia, o presidente da Comissão dos Juizados Especiais Estaduais da Ordem, Pedro Menezes, contou que no período anterior à promulgação da Lei 10.259/2001 todas as causas eram tratadas como únicas: "Foi a partir da lei, que trouxe efetivação à Lei 9.099/95, que conseguimos esta distinção".

O ministro Gilmar Mendes apresentou em sua palestra um estudo detalhado sobre o cenário no qual foi aprovada a lei que instituiu os Juizados Especiais Cíveis e Criminais no âmbito da Justiça Federal: "A instalação do que chamamos de 'um Estado social' no Brasil passa pela judicialização e passa pelos juizados especiais federais.

Já Humberto Martins falou sobre os juizados à luz do STJ e da magistratura brasileira, frisando que o Poder Judiciário exerce um poder central na sinalização dos agentes sociais e econômicos, daí a importância da judicialização: "A regra de ouro para os investimentos é a previsibilidade das decisões de cunho econômico e a garantia da segurança jurídica. Temos que manter a nossa coerência jurídica e os princípios da Constituição, assegurando a todos uma justiça rápida, efetiva e, sobretudo, razoável, para conquistar estabilidade econômica, social e política".

O evento, que contou também com a presença da vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basílio; do presidente da Caarj, Ricardo Menezes; do juiz auxiliar da Presidência do STJ Alexandre Chini; do desembargador do TRF2 William Douglas; do desembargador do TRE Vitor Marcelo Rodrigues e do desembargador do TJRJ Alexandre Câmara, está disponível na íntegra no YouTube da Seccional.