27/04/2022 - 18:28 | última atualização em 27/04/2022 - 19:29

COMPARTILHE

Sem comunicação prévia à OABRJ, Portal Legado do TJRJ sai do ar; Seccional promove nova rodada de capacitação no Novo Portal de Serviços

Antiga plataforma, conhecida também como DCP, vinha funcionando simultaneamente à nova

Clara Passi

Para a surpresa da advocacia fluminense e da OABRJ, que não recebeu qualquer comunicação prévia, o Portal Legado do TJRJ saiu do ar na noite de terça-feira, dia 26, deixando o Novo Portal de Serviços, lançado em abril do ano passado, como única opção. Até aqui, as duas plataformas eram disponibilizadas simultaneamente. 

Para ajudar aqueles que ainda não conseguiram se ambientar no Novo Portal,  a Diretoria de Inclusão Digital e Inovações da OABRJ, capitaneada por Maria Luciana Pereira de Souza, promoverá mais uma rodada dos já tradicionais intensivões de treinamento, a partir de segunda-feira, dia 2. Tudo online, ao vivo pela plataforma de videoconferência Webex Meetings, sem necessidade de inscrição: basta o interessado escolher uma turma e acessar a sala de aula, do conforto de casa ou do escritório. 

O desligamento repentino da ferramenta da corte estadual, conhecida também como DCP, ocorre oito dias após a OABRJ acionar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) através de um pedido de providências em reação à instabilidade recorrente no sistema de peticionamento eletrônico do TJ. A iniciativa da OABRJ - elaborada em conjunto com os presidentes das 63 subseções - já fez com que o TJRJ fosse instado pelo CNJ a prestar esclarecimentos sobre a precariedade de suas soluções tecnológicas.

"Vamos até o fim na luta pelo direito da advocacia de trabalhar. Quando a OABRJ se insurge contra as falhas tecnológicas do processo eletrônico do TJRJ, fala por um universo de cerca de 150 mil colegas, que dependem do pleno funcionamento da ferramenta do tribunal para garantir a efetivação dos direitos de outros milhares de cidadãos. Todas essas vidas são afetadas diretamente quando a corte não resolve os entraves tecnológicos”, diz o presidente da Seccional, Luciano Bandeira.


Veja as datas da força-tarefa de capacitação no Novo Portal de serviços do TJRJ e programe-se

Datas: A partir de segunda-feira, 02/05 até 15/05 (o dia de encerramento poderá mudar a depender da demanda dos colegas), de segunda a sábado.

Veja mais detalhes no Painel de Eventos

2ª a 6ª feira, turno da manhã:  9h às 11h

Número da reunião: 2334 187 2451 
Senha: p65QvCttm73 

2ª a 6ª feira, turno da tarde: 15h às 17h

Número da reunião: 2341 769 4481 
Senha: huQbXihY759 

Sábado, turno da manhã: 9h/11h 

Número da reunião: 2331 681 9464
Senha: NVpi8JD3eT6

Foco constante na inclusão digital da advocacia


Não é de hoje que as diversas gestões da OABRJ empenham esforços e estrutura para amparar a advocacia fluminense no processo de virtualização dos serviços do Judiciário estadual. Desde 2019, quando a diretoria liderada pelo presidente Luciano Bandeira iniciou a primeira gestão, mais de 10 mil advogados e advogadas já se inscreveram nas ações de treinamento envolvendo o TJ "Navegando no PJe do TJRJ" e "Navegando no Novo Portal do TJRJ". 

Isso sem prejuízo da busca constante por interlocução com o tribunal para corrigir as instabilidades. Em setembro de 2021, por exemplo, diante do avanço do calendário da implantação total do PJe nos Juizados Especiais Cíveis do estado e o iminente desligamento do DCP, a Diretoria de Inclusão Digital e Inovações da OABRJ montou diversas turmas – inclusive aos sábados - dos cursos online.

Houve oportunidade até mesmo para quem ainda precisava dar os primeiros passos no  ambiente digital das diversas áreas da Justiça Estadual com o módulo “Informática Básica para o Processo Eletrônico”.

Abrir WhatsApp