26/09/2018 - 19:13 | última atualização em 26/09/2018 - 19:40

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar

Vitor Fraga
A Comissão de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da OAB/RJ sediou, nesta quarta-feira dia 26 de setembro, a segunda edição do Setembro Azul. O evento aconteceu no Salão Nobre Antônio Modesto da Silveira, e foi transmitido pelo canal da OAB/RJ no Youtube. A iniciativa teve o apoio da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência do Município do Rio de Janeiro (SUBPD) e da Central de Libras. O encontro deste ano teve como temática central a proposta de destacar os sujeitos da causa como cidadãos.

Foto: Lula Aparício|   Clique para ampliar
O presidente da CDPD, Luís Claudio Freitas, abriu o evento e deu as boas-vindas aos participantes. “É a segunda vez que o evento acontece na Ordem, e entendemos a importância desse fato. Temos 23,9% da população, ou 45 milhões de pessoas, com deficiência no Brasil, sendo 8,3% com deficiência severa. Nesse mês já tivemos oportunidade de realizar o evento em que comemoramos os dez anos de nossa comissão, além de atividades sobre doenças raras, uso medicinal do canabidiol etc. A Ordem está lado a lado dos que lutam por uma sociedade mais inclusiva e mais justa, com mais igualdade de oportunidades para todas as pessoas com deficiência”, afirmou.

Foto: Lula Aparício |   Clique para ampliar
Presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj, o deputado estadual Marcio Pacheco (PSC) falou em seguida. “Este governo não tem respeitado a inclusão da Libras como referência para a escolaridade do estado do Rio de Janeiro, não vem incluindo os interpretes nas escolas. Essas contratações, o respeito a esses profissionais são lutas da nossa comissão na Alerj. As famílias, mas também a sociedade como um todo, aqueles que ouvem, precisam entender a necessidade desse aprendizado”, defendeu.

Participaram ainda da abertura o membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados Otavio Leite (PSDB/RJ); o assessor da SUBPD, Marcos Castilho; e a representante do Instituto Helena Antipoff professora Laura Jane. Estiveram presentes representantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), entre outros nomes da área. Houve apresentação do Teatro MUS com o intérprete do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (Ciad). Foram exibidos vídeos institucionais sobre o tema do encontro.