21/01/2009 - 16:06

Secretário-geral da OAB apóia uso "body scanners" em presídios

Secretário-geral da OAB apóia uso de "body scanners" em presídios

Do site do Conselho Federal

21/01/2009 - Até o mês de março, seis presídios brasileiros receberão "body scanners" que evitarão o constrangimento da revista íntima, procedimento ao qual todas as mulheres são submetidas quando visitam presidiários. O secretário-geral adjunto do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alberto Zacharias Toron, afirmou hoje ser favorável à adoção do chamado scanner corporal em substituição à revista íntima nos presídios brasileiros. "Por diversas vezes nos posicionamos contrariamente à forma como a revista íntima era praticada. Com esse aparelho encontrou-se uma solução que garante dignidade para os familiares e segurança para os presídios", disse Toron.

Segundo o diretor da OAB, não há problemas em os advogados passarem pelo scanner quando forem visitar clientes nos presídios. "A OAB já se manifestou favoravelmente à revista eletrônica com detectores de metais. Portanto, por uma questão de coerência, somos também a favor do scanner corporal, inclusive para os advogados. Até porque como cidadãos, em viagens, passamos por aparelhos do mesmo tipo", argumentou.

Segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), de janeiro a outubro de 2008, houve um aumento de 4,3 mil presas em todo o País. O Depen enviará os aparelhos para as Secretarias de Segurança de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Amazonas. São os próprios Estados que decidirão quais presídios receberão o scanner corporal. Fabricado na Alemanha, cada aparelho custará R$ 640 mil aos cofres públicos.