28/06/2024 - 15:59 | última atualização em 02/07/2024 - 09:00

Secretária-adjunta da OABRJ assume cadeira de ciências jurídicas da Abrasci que homenageia Esperança Garcia

Membro honorário vitalício da Ordem Bernardo Cabral e o presidente da OAB/Barra, Marcus Soares, também foram condecorados

Biah Santiago

A secretária-adjunta da OABRJ e presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (Acat), Mônica Alexandre Santos, assumiu a cadeira de número 130 da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci), cuja patronesse é Esperança Garcia (mulher preta escravizada, reconhecida pelo Conselho Federal como a primeira advogada do Brasil), na noite de quinta-feira, dia 27, em solenidade no Palácio Guanabara.

Formada em Direito e pós-graduada em Negociação, Mediação e Arbitragem pela Universidade Candido Mendes (Ucam) e organizadora de projetos como o livro editado pela OABRJ “Trazendo Carolina Maria de Jesus para o Direito” (2023), Mônica agradeceu à sua ancestralidade e à instituição pelo reconhecimento aos anos dedicados à advocacia.

“Estou emocionada e feliz por ver este espaço sendo conquistado e reconhecido por nós pessoas pretas, que somos, em nossa maioria, invisibilizadas. Assumo agora a responsabilidade e a oportunidade de deixar um legado a todos os meus irmãos”, declarou.

“Esperança Garcia transcendeu seu tempo e se tornou símbolo de resistência e luta pelos direitos humanos e de esperança para o povo negro. Seu legado continua a inspirar muitos que buscam enfrentar as injustiças sociais e persistir na luta por igualdade para todos. Recebo essa homenagem com o privilégio de ser amadrinhada por Esperança Garcia”.

A cerimônia foi comandada pela presidente da Abrasci, Waldireni Morais Chelala. Prestigiram o encontro representantes da Seccional, presidentes de subseção e demais integrantes da advocacia.

Mais quadros de hoje e de ontem da Ordem são prestigiados pela Abrasci

Tornando-se igualmente imortais da Abrasci, o membro honorário vitalício da Ordem, ex-ministro da Justiça e ex-senador constituinte, Bernardo Cabral, e o presidente da OAB/Barra da Tijuca, Marcus Soares, assumiram o posto no colegiado acadêmico na área de ciências jurídicas. O ex-assessor da Presidência da Caixa de Assistência da Advocacia do Rio de Janeiro (Caarj), Carlos André Viana, também tomou posse da cadeira de número 141, da qual o patrono é o advogado e escritor José Ephim Mindlin.

Cabral destacou a honra de assumir a cadeira de número 152, que tem como patrono o ex-vice-presidente do Brasil, Nereu de Oliveira Ramos.

“Tenho 92 anos de idade e, neste ano, dia 18 de dezembro, faço 70 anos de advocacia e, assim, carrego comigo, com orgulho, as cicatrizes de minha profissão”, discursou o constituinte.

“As minhas emoções são nítidas pois meus destacados pares, em decisão unânime, quiseram prestar um ato de homenagem, expressivo e consagrador, em tamanho reconhecimento e generosidade”.

Ao ocupar o assento de número 126, cujo patrono é ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador João Gonçalves Gomes e Souza, Marcus Soares declarou:

“Agradeço a todos que me ajudaram na caminhada profissional até a minha posse neste colegiado acadêmico, no qual terei a honra de assumir essa cadeira e honrar ao meu patrono Gomes e Souza”.