01/07/2019 - 13:17 | última atualização em 01/07/2019 - 13:56

Seccional sedia lançamento de livro sobre Reforma da Previdência

Denise Gentil, professora da UFRJ, veio à Ordem a convite da Comissão de Previdência Social

Nádia Mendes

Na noite de sexta-feira, dia 28, a OAB/RJ sediou o lançamento do livro 'A política fiscal e a falsa crise da seguridade social brasileira', de autoria da professora e doutora em Economia pela UFRJ Denise Gentil. O evento foi organizado pela Comissão de Previdência Social, presidida por Suzani Ferrarro.

Na abertura do encontro, o presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, pontuou que há muita dúvida e incerteza quanto aos discursos sobre a Reforma da Previdência, em debate na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Ele sugeriu à Suzani que preparasse um documento da Seccional junto com o Conselho Federal de Economia (Cofecon) e o Conselho Regional de Economia (Corecon) para enviar aos deputados federais. "Dessa forma, daremos fundamentos a eles para que tenham consciência de que é preciso responsabilidade para votar. Essa modificação no sistema de previdência afeta a vida, a sobrevivência e a subsistência das pessoas", defendeu. Também integraram a mesa a presidente do IAB, Rita Cortez, o presidente do Cofecon, Wellington Leonardo, e a vice-presidente do Corecon, Flavia Vinhaes.

Palestrante da noite, Denise explicou que o livro é fruto da sua tese de doutorado, em que ela questiona o déficit da previdência. "Como os congressistas podem legislar sobre um tema com base em afirmações que não são provadas?", questionou, pontuando que os próprios deputados requereram informações, mas a resposta sempre foi muito evasiva, segundo ela. "Como a sociedade pode decidir se essa reforma lhe convém se não tiver clareza dos impactos que as mudanças vão causar? Onde está o estudo de impacto? Vocês sabem quantas pessoas deixarão de se aposentar no futuro se essas regras forem implementadas?", disse.

Ela explicou que guiou sua pesquisa pela base de dados do governo: a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020; dados do INSS; projeções populacionais do IBGE; e os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). "Com essas informações, foi possível estudar qual seria o impacto dessa Reforma da Previdência", disse.

O evento está disponível, na íntegra, no Canal da OAB/RJ no YouTube.