27/01/2022 - 12:11 | última atualização em 31/01/2022 - 21:54

COMPARTILHE

Seccional se mobiliza para apoiar advogada baleada por cliente

OABRJ reforça assistência à vítima e acompanhará todas as etapas da investigação

Clara Passi

A OABRJ está atuando em parceria com a OAB/Campos dos Goytacazes na assistência jurídica e pessoal à advogada Nayara Gilda Gomes Acha Prestes, que foi baleada por um cliente dentro de seu escritório, em um shopping da cidade do Norte Fluminense, na quarta-feira, dia 26. O presidente da Comissão de Prerrogativas da OABRJ, Marcello Oliveira, afirmou que a Seccional vai se oferecer para atuar no caso patrocinando os interesses de Nayara na assistência de acusação. 

De acordo com o relato da advogada, o cliente é parte em um processo de inventário ajuizado por Nayara, que está em fase de finalização. Na intenção de não pagar a Nayara os honorários previstos em contrato, o homem revogou a procuração. A advogada, por sua vez, executou o contrato, satisfazendo um direito básico da advocacia: a remuneração pelo serviço prestado.

Foi com esse assunto que o cliente a abordou à mão armada. Durante a discussão, ele disparou diversas vezes. Mesmo ferida, a advogada conseguiu correr para pedir socorro. O cliente foi imobilizado por seguranças do centro comercial e preso por policiais militares e então levado para a 134ª Delegacia de Polícia. O caso foi entregue à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Campos.

As imagens registradas por câmera de segurança da colega em luta corporal com o homem armado durante o exercício profissional, que ganharam a atenção da imprensa, chocaram a classe e provocaram reações enfáticas dos representantes da advocacia. 

Imagens do circuito interno de câmeras mostram o momento do ataque a advogada / Foto: Divulgação

Desde a primeira hora, a OAB Campos colocou-se ao lado da colega, que se recupera dos ferimentos num hospital particular. O presidente da OAB Campos, Filipe Estefan, e o da Comissão de Prerrogativas da subseção, Eduardo Costa Linhares, estiveram com o marido de Nayara no momento do registro da ocorrência na delegacia e vão acompanhar a audiência de custódia do acusado. A presidente da OAB Mulher de Campos, Maria Fernandes, e o membro da Comissão de Prerrogativas da subseção Galdemir Resende também integram a força-tarefa para defender os interesses da colega durante as investigações. Os representantes da advocacia local terão o amparo institucional da Seccional em todas as etapas, dada a gravidade e o peso simbólico do caso. 


"A tentativa de homicídio contra uma advogada durante o exercício profissional extrapola qualquer limite e coloca a classe inteira em alerta. A OABRJ acompanhará de forma diligente este caso para que nunca se repita e que tenha o efeito pedagógico de reforçar perante a sociedade o papel da advocacia", diz o presidente da OABRJ, Luciano Bandeira.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, dia 27, a Seccional afirmou que acompanhará o andamento das investigações, “com a exigência de apuração célere e a consequente punição do autor dessa brutalidade”. Manifestou “consternação diante de atroz episódio” e afirmou a defesa intransigente do enfrentamento a todas as formas de violência, “com ênfase na violência de gênero pelas suas características nefastas no cotidiano das mulheres”. 

Também nesta quinta-feira, o presidente da subseção de Campos, Filipe Stefan, divulgou nota assinada também pelo presidente da Comissão de Prerrogativas local em que afirma que a OAB exercerá sua missão de defender as prerrogativas dos advogados “e o essencial direito do exercício inviolável da profissão”. Leia aqui.

Abrir WhatsApp