17/10/2022 - 16:33

COMPARTILHE

Seccional recebe visita de representante da OAB/Ceará para conhecer Centro de Documentação e Pesquisa

Parceria entre as entidades visa fomentar a preservação da memória da advocacia nos estados

Biah Santiago


A OABRJ recebeu nesta segunda-feira, dia 17, visita de José Damasceno, representante da OAB/Ceará, para conhecer a sede da Seccional e o Centro de Documentação e Pesquisa, com o objetivo de instalar projeto semelhante no estado do Nordeste brasileiro.

A proposta de cooperação entre as seccionais visa expandir o memorial do Ceará aplicando as feitorias da OABRJ, em favor da memória da advocacia cearense. O projeto colaborativo produzirá um material dedicado à classe abrigando a atuação de advogados e advogadas do Rio de Janeiro que se destacaram no Ceará e vice-versa.

De acordo com o diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OABRJ, Aderson Bussinger Carvalho, a parceria inédita promoverá integração entre as seccionais em busca da preservação da história advocatícia.

“Nós, do Centro de Documentação e Pesquisa da OABRJ, estamos muito satisfeitos com a visita da OAB/Ceará em busca dessa interação com a Seccional para desenvolver um trabalho semelhante de preservação da memória da advocacia”, ponderou o diretor.

“O presidente da comissão temática, José Damasceno, veio não apenas coletar e verificar experiências, como também promover uma cooperação entre a advocacia do Rio de Janeiro e do Ceará. Será a primeira vez que faremos esse tipo de intercâmbio, que já tem seu primeiro fruto sendo estudado para abrigar ambas seccionais”.


Em nome da Seccional do Ceará, o presidente da Comissão de Recuperação e Preservação da História da Advocacia Cearense da OABCE, José Damasceno Sampaio, explicou como pretende ampliar o projeto na entidade cearense adequando-se aos moldes da advocacia nordestina.

“A nossa visita serve justamente para verificar in loco o trabalho desenvolvido pela OABRJ para implementar algo semelhante em nosso estado”, explicou Damasceno. “O princípio do projeto é expandir o memorial com conteúdos audiovisuais com a participação de ex-presidentes da Seccional do Ceará, além da criação de uma biblioteca de obras jurídicas de advogados e advogadas cearenses junto ao Centro de Memória, possibilitando, também, o alcance para estudantes de Direito e visitas das faculdades de forma presencial e a distância”.

Damasceno ressaltou, ainda, que escolheu seguir as ideias e o modelo de gestão da OABRJ pelos 90 anos que a OAB/Ceará completará em 2023.  

“Escolhemos a Seccional do Rio de Janeiro pelas notícias e, também, através de conselheiros da OAB/Ceará que conhecem o trabalho realizado aqui. Por isso considerei importante conhecer pessoalmente um projeto que está em vigor e funcionando, para adotar as ideias, adquirir experiências e montar um planejamento de acordo com a advocacia cearense”, disse. 


O diretor de Comunicação da OABRJ, Marcus Vinicius Cordeiro, também participou do encontro.

Abrir WhatsApp