08/02/2019 - 16:23 | última atualização em 14/02/2019 - 12:55

COMPARTILHE

Seccional promove première de filme sobre população indígena

redação da Tribuna do Advogado

No dia 18, às 18h30, a OAB/RJ vai sediar a première do documentário Suriman: o rio do veneno. A obra retrata o cotidiano e as dificuldades de atores sociais comprometidos com a defesa dos direitos indígenas no Vale do Javari. A região concentra uma das maiores reservas para populações indígenas do país, na fronteira do Brasil com o Peru. Questões sobre a fronteira mostraram-se incontornáveis para a compreensão do cenário e, por conta disso, também pautaram as discussões do documentário. 
 
A Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) da Seccional coproduziu o documentário. O então presidente da CDHAJ, Marcelo Chalréo, acompanhou a equipe de produção durante as filmagens. O filme conta com o depoimento de lideranças indígenas, trabalhadores da Fundação Nacional do Índio (Funai), membros do Ministério Público Federal (MPF) e representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). 
 
Após a exibição haverá um debate com convidados, entre os quais se incluem o diretor, Patrick Graja; membros do Cimi e Chalréo, que atualmente preside a Comissão de Direitos Sociais e Interlocução Sociopopular. O lançamento acontece no Plenário Evandro Lins,localizado na Rua Marechal Câmara, 150, 4° andar.
Abrir WhatsApp