01/02/2019 - 13:44 | última atualização em 01/02/2019 - 15:30

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Bruno Marins  |   Clique para ampliar

Vitor Fraga
Tomou posse nesta quinta-feira, dia 31, o novo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), José da Fonseca Martins Junior, em conjunto com os demais integrantes da administração e dos órgãos especiais do tribunal. A solenidade, que aconteceu na Sala Cecília Meirelles, no Centro, contou com a presença da vice-presidente da Ordem, Ana Tereza Basílio – que fez parte da mesa – e do diretor de Comunicação Institucional da entidade, Marcus Vinícius Cordeiro, que representaram o presidente da Seccional, Luciano Bandeira.

Foto: Bruno Marins|   Clique para ampliar
Ao fazer uso da palavra, a vice-presidente da OAB/RJ lembrou que o novo presidente e sua família têm raízes na advocacia, e ressaltou a disposição da classe para trabalhar em conjunto pelo bom funcionamento do Judiciário. “A gestão do tribunal que se encerra demonstrou que uma boa administração é capaz de trazer economia e benefícios ao dinheiro público. Esses projetos começaram ainda com a desembargadora Maria das Graças Paranhos, que presidiu o TRT-1 entre 2015 e 2017. A Ordem será colaboradora e parceira desta Corte para o aprimoramento da jurisdição em favor da sociedade. A Justiça do Trabalho é a verdadeira justiça da cidadania social, uma grande conquista do nosso país, e a advocacia é e sempre será uma de suas defensoras”, garantiu Basílio. Segundo Cordeiro, os representantes da advocacia conversaram ainda com Martins sobre os planos para a gestão e sobre a posição do novo presidente em relação ao enfrentamento dos problemas atuais na Justiça do Trabalho.

Em seu discurso de posse, o novo presidente afirmou que pretende dialogar com todo o mundo jurídico, e defendeu a manutenção da Justiça trabalhista. “O gabinete da presidência sempre estará aberto para o recebimento de sugestões que possam melhorar o funcionamento da administração jurisdicional. Em diversos países temos uma Justiça do Trabalho forte. No Brasil, parece que estamos na contramão da história e de uma realidade mundial”.

José da Fonseca Martins Junior foi empossado em outubro de 1999 no cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional (vaga do Ministério Público). Natural do Rio de Janeiro, ele formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1979, é pós-graduado em Direito Empresarial e Contratual pela Fundação Getúlio Vargas/RJ, advogou na área trabalhista de 1979 até maio de 1988, ocasião em que, tendo sido aprovado em concurso público de provas e títulos, assumiu o cargo de procurador do Trabalho.