27/09/2023 - 17:55 | última atualização em 27/09/2023 - 18:51

COMPARTILHE

Seccional participa de audiência pública do Senado Federal pela defesa da criação de Estatuto do Trabalho

Desafios e constantes alterações nas leis trabalhistas foram mote das falas de especialistas

Biah Santiago com informações do Senado Federal




A assessora legislativa da Presidência da Seccional e vice-presidente da Comissão da Justiça do Trabalho da OABRJ, Anna Borba, representou a Ordem na audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, realizada na segunda-feira, dia 25, e que teve como pauta a elaboração do Estatuto do Trabalho, de acordo com a sugestão legislativa (SUG) 12/2018. 

Os desafios e as constantes alterações no regulamento trabalhista ao longo dos anos, principalmente quando trata-se da terceirização da atividade-fim, da realidade de trabalhadores por aplicativo, a chamada ‘uberização’, e do esvaziamento na competência da Justiça do Trabalho fizeram parte da fala dos debatedores.

Segundo Anna Borba, a criação de normas estatutárias para realinhar o cenário empregatício no país serve para efetivar os direitos laborais.


“Como única representante da advocacia na audiência pública, apresentei questões relativas às audiências presenciais e virtuais, aos juros moratórios nos processos trabalhistas e ao Supremo, que tem esvaziado as competências da Justiça do Trabalho”, explicou Anna Borba. 



“Acredito que a participação da classe nesse debate é de grande relevância no atual cenário de mudanças, e a criação deste Estatuto será um marco não só para o exercício profissional da advocacia, como também para a população trabalhadora deste país”. 

Outra preocupação levantada pelos especialistas foi sobre as transformações digitais e o uso da inteligência artificial no cotidiano profissional. O senador Paulo Paim, presidente da CDH do Senado Federal e requerente da sessão, defendeu a Justiça do Trabalho, apontou um mercado de trabalho desestruturado no Brasil e criticou, ainda, os empresários que descumprem as leis trabalhistas. 

“Queremos trabalho decente para todos. Não dá mais para sermos notícia internacional como o país que ainda tem trabalho escravo, por exemplo”, declarou o senador.

Arquivada em dezembro de 2022, a sugestão legislativa 12/2018, chamada de “nova CLT”, está em tramitação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal e, se aprovada, passará a valer como Projeto de Lei na própria CDH.

Abrir WhatsApp