15/05/2024 - 13:51 | última atualização em 16/05/2024 - 16:56

COMPARTILHE

Seccional, OAB/Piraí e Secretaria de Cultura de Pinheiral se unem em projeto para recuperação histórica de personagens pretos

Biah Santiago



No 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, a OAB/Piraí (que abarca o município de Pinheiral) e a secretária-adjunta da Seccional, Mônica Alexandre Santos, firmaram uma parceria com a Secretaria de Cultura de Pinheiral para resgatar as histórias dos personagens pretos notáveis da região. 

A iniciativa começou com a pesquisa do ativista Willians Falcão, conhecido como o Barão de Piraí. A busca pelos registros da passagem das figuras históricas pelo município e de suas contribuições para a formação da sociedade local são alguns dos objetivos do projeto.

Segundo a secretária-adjunta da OABRJ, o encontro estabeleceu o início de um processo valioso para a população negra.


“O resgate da ancestralidade para a sociedade é também papel da OABRJ. É uma das formas de buscar a reparação histórica aos que, por muitos anos, sofreram com tentativas de serem apagados da sociedade", destacou Mônica.



Para o presidente da subseção, Luiz Augusto Guimarães, a iniciativa vai conseguir narrar a origem da sociedade brasileira, na sua essência.

“Contar essas histórias é contar a verdadeira origem da nossa sociedade. Nossa região já teve mais de 30 mil escravizados. Esse número é praticamente igual ao índice populacional de Piraí e igual ao de Pinheiral”, constatou Guimarães.


“É impossível não reconhecer a marca que esses personagens cravaram na nossa cultura, história e tradições".

Abrir WhatsApp